Salão Duas Rodas: CBR 600F é o destaque da Honda
Versão com carenagem da CB 600F Hornet chega para preencher espaço entre as motos de média cilindrada
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Carlos Eduardo Bazela
A Honda criou uma Fan Page no Facebook (www.facebook.com/sonhehonda) para a divulgação de seus produtos de maior cilindrada. A ação também faz parte da estratégia de marketing da empresa para promover o lançamento de uma nova moto com 600 cm³. Ainda que a montadora não confirme essa informação, a moto em questão é a CBR 600F, versão semi-carenada da já consagrada CB 600F Hornet. O modelo será um dos destaques da Honda no Salão Duas Rodas, que acontece entre 4 e 9 de outubro no Anhembi (SP). A nova opção do motociclista brasileiro que gosta de encarar a estrada vem para completar a linha de 600 cc da marca. Ou seja, ser “a irmã do meio” entre a Hornet e a CBR 600RR.
Mas quais são as semelhanças e diferenças entre as duas versões – naked e carenada? Ambas compartilham do mesmo motor DOHC (Double Over Head Camshaft), de 16 válvulas, quatro cilindros em linha e 599,3 cm³, gerando uma potência máxima de 102 cv a 12.000 rpm e torque de 6,5 kgfm a 10.500 rpm. O propulsor é dotado de injeção eletrônica de combustível e arrefecimento a líquido. O motor transmite agilidade no trânsito urbano e é bastante competente em viagens de final de semana.
Na parte ciclística, mais coincidências. A suspensão dianteira é do tipo garfo telescópico invertido “upside down” com bengalas de 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso. Já a suspensão traseira é monoamortecida (monochoque), com regulagens de tensão e pré-carga da mola, e conta com 128 mm de curso.
Os freios e os pneus permanecem os mesmo tanto na versão naked, como no modelo touring. A versão utiliza freio dianteiro a disco duplo flutuantes, com cáliper de pistão duplo e diâmetro de 296 mm. Já o traseiro dispõe de disco de 240 mm e é acionado por cáliper de pistão simples. O que ainda não foi confirmado é se a Honda irá comercializar a CBR 600F com o sistema C-ABS, que distribui a frenagem e evita também o travamento das rodas. Mas, analisando o line-up da Honda, tudo indica que sim.
Comparando os dados técnicos entre as duas motos, as diferenças ficam por conta, obviamente, da semi-carenagem e da capacidade do tanque de combustível, que diminuiu – de 19 litros na Hornet passou para 18,4 litros na CBR 600F. A versão carenada pesa 206 kg, contra 200,4 kg da Hornet, ambas sem o sistema C-ABS.
Mercado competitivo
Hoje, as principais marcas do mercado brasileiro de duas rodas oferecem modelos com cilindradas que variam entre 600 e 650, vendidos nas versões com e sem carenagem. Faz parte deste seleto grupo a Kawasaki Ninja 650R, cuja versão naked recebe o nome de ER–6n; a veterana Suzuki Bandit, que também está disponível na versão S. Além das Yamaha XJ6 N (naked) e F (carenada). Portanto, a CBR 600F entra em um segmento promissor. Mais uma estratégia da Honda para aumentar ainda mais sua participação no mercado, que hoje ultrapassa 78%.
Outro fator que pesa a favor da vinda da CBR 600F são os próprios números de vendas registrados pela Hornet. A moto é líder do segmento naked, com 2.429 emplacamentos registrados entre janeiro e agosto, segundo dados da Fenabrave (federação que reúne os distribuidores de veículos). O modelo 2012 da naked da Honda, que chegou aqui menos de seis meses depois de seu lançamento na Europa, teve uma redução no preço sugerido pela fábrica. Agora, a versão standard custa R$ 30.800, enquanto a equipada com freios C-ABS sai por R$ 33.800. Podemos apostar, então, que a CBF 600F deverá custar algo em torno de R$ 33 mil, em sua versão básica.
Fotos: Divulgação
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