Salão Duas Rodas: Capacetes Arai faz workshop em SP
Engenheiros da marca japonesa realizam palestras sobre as vantagens e tecnologias do equipamento
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
A tradicional fabricante japonesa de capacetes de alto performance aproveitou o Salão Duas Rodas para realizar um evento inédito no Brasil com a participação dos especialistas Brian Weston (Arai Americas) e Tomoharu Abe (Arai Japão), convidados pela UFX Brasil, distribuidora oficial e exclusiva da marca para o Brasil, para ministrarem palestras para jornalistas, lojistas e pilotos interessados em aprimorar seus conhecidos sobre segurança, inovação, tecnologia, entre outros aspectos.
Nos encontros Brian Weston abordou principalmente a importância do que chama de “Gerenciamento da energia do impacto” nos capacetes e como a segurança é o item mais importante, e lamenta que muitas empresas e motociclistas não pensam desta forma. Ele demonstra que os padrões internacionais de segurança não são rígidos o bastante para os acidentes “da vida real” e que os motociclistas parecem desconhecer esta informação. Citou que o órgão de teste padrão de capacete mais rígido do mundo testa os capacetes a apenas 28 km/h.
Ficou demonstrado por meio de gráficos e acidentes reais que o casco deve ser extremamente rígido, redondo e liso para não apenas absorver a energia do impacto, mas também deslizar durante a queda e também não se prender a nenhum obstáculo, dissipando a energia de forma gradual e evitando forças rotacionais indesejadas para o resto do corpo. O engenheiro apresentou a ciência por trás da segurança: o R75 Shape. Trata-se de uma questão de matemática, onde um raio mínimo de 75 mm é o formato ideal para a anatomia da cabeça humana no que se refere a integridade, resistência e capacidade de deslizamento do casco durante a queda. Este raio está em 98% do casco, que é feito com mais de 20 itens, entre eles os exclusivos Zylon e Dyneema.
Foi também abordada a história e a filosofia da empresa que começou em 1929 quando Hirotake Arai, um motociclista ousado e produtor de chapéus e capacetes para o exercito japonês, criou um capacete de motocicleta para uso próprio. E que hoje, 84 anos depois, metade dos pilotos da Fórmula 1, IRL e Nascar escolhem Arai, mesmo sem ganhar nenhum centavo de patrocínio.
No final da palestra, os participantes receberam amostras de materiais “comuns” e dos materiais utilizados pela Arai. Todos foram convidados a explorarem as capacidades de flexibilidade, resistência e integridade das amostras e ficou muito clara a superioridade dos materiais utilizados no capacete Arai. Mais informações no site araibrasil.com.br.
- Confira o vídeo demonstração da tecnologia de segurança dos capacetes Arai
Fotos e vídeo: Divulgação
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