Honda apresenta CB 650R, CBR 650R e novas CB 500F e CB 500X

Fabricante ainda exibe scooters ADV 150 e Forza 300 no Salão Duas Rodas

Por Gabriel Carvalho

Nesta segunda-feira (18), dia de abertura do Salão Duas Rodas para a imprensa, a Honda apresentou as demais novidades para o evento, que abre para o público entre os dias 19 e 24 de novembro, em São Paulo.

Na semana passada, a fabricante revelou parte das novidades que serão expostas no estande da marca no Salão, guardando os principais lançamentos para esta segunda. Todos eles são da linha CB: chegam as aguardadas CB 650R e CBR 650R, além das renovadas CB 500X e CB 500F.


Foto: Divulgação

CB 650R e CBR 650R

A sucessora da CB 650F é a irmã mais nova da CB 1000R e adota o mesmo estilo Neo Sports Café da irmã mais velha. A CB 650R conta com um quatro cilindros em linha de 649 cm³ de cilindrada, que desenvolve 88,4 cv a 11 mil giros e torque de 6,13 kgf.m - a faixa de torque máximo não foi divulgada pela Honda.

O conjunto de suspensão é da Showa, composto por garfo invertido SFF na dianteira e monoamortecedor na traseira com ajuste da pré-carga de mola e balança traseira em alumínio.

Na parte eletrônica, a grande novidade é a adoção do HSTC (Honda Selectable Torque Control), o controle de tração da fabricante. Além disso, a CB 650R ganha embreagem deslizante, painel LCD no mesmo estilo da CB 1000R e iluminação full LED.

Encontre a sua Honda com o melhor preço aqui!

A CBR 650R, praticamente uma mini-CBR 1000RR Fireblade no visual, recebe os mesmos aperfeiçoamentos da CB 650R mas com o toque esportivo característico da família CBR.

Um detalhe, porém, deixa os brasileiros um tanto quanto descontentes: para homologar e adequar as novas 650 às normas de emissão de ruído e de poluentes no Brasil, não foi possível para a Honda manter os 95 cv de potência e os 6,52 kgf.m de torque que os modelos apresentam no exterior - situação semelhante à enfrentada pela BMW com a F 850 GS.

Entretanto, a Honda diz que o modelo está quatro quilos mais leve do que a geração anterior, o que deve se traduzir em motos mais espertas do que as da geração F.


Foto: Divulgação

CB 500X e CB 500F

Outro lançamento aguardado desde a apresentação no exterior ano passado era a nova geração da CB 500X, que ganhou roda dianteira de 19 polegadas, suspensões com maior curso, o painel em LCD que as irmãs 650 receberam, embreagem deslizante e novo design.

Tanto a CB 500X como a CB 500F, também renovada e apresentada no Salão Duas Rodas, compartilham o bicilíndrico de 471 cm³ de cilindrada, que recebeu modificações no sistema de distribuição e escape.

A potência se manteve nos 50,4 cv a 8 mil giros, mas o torque chega mais cedo: os 4,53 kgf.m chegam a 6 mil giros, ante os 4,55 kgf.m a 7.000 giros da geração anterior. A CB 500F também recebe o painel LCD das demais novidades da família CB e iluminação Full LED.

ADV 150 e Forza 300

A Honda exibe ainda dois modelos de scooter que ainda não são vendidos por aqui: o Forza 300 e o ADV 150, versão menor inspirada no maxiscooter X-ADV. A marca apenas apresenta os modelos no estande e diz que não há previsão de vinda dos dois para o Brasil.

Preços e chegada às concessionárias? Só em 2020

A Honda apresenta as quatro novidades da linha CB no Salão Duas Rodas, mas o consumidor só vai saber quanto vai pagar se quiser uma delas no primeiro trimestre de 2020, quando os modelos chegam às lojas.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br