Honda apresenta CB 650R, CBR 650R e novas CB 500F e CB 500X
Fabricante ainda exibe scooters ADV 150 e Forza 300 no Salão Duas Rodas
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Nesta segunda-feira (18), dia de abertura do Salão Duas Rodas para a imprensa, a Honda apresentou as demais novidades para o evento, que abre para o público entre os dias 19 e 24 de novembro, em São Paulo.
Na semana passada, a fabricante revelou parte das novidades que serão expostas no estande da marca no Salão, guardando os principais lançamentos para esta segunda. Todos eles são da linha CB: chegam as aguardadas CB 650R e CBR 650R, além das renovadas CB 500X e CB 500F.
A sucessora da CB 650F é a irmã mais nova da CB 1000R e adota o mesmo estilo Neo Sports Café da irmã mais velha. A CB 650R conta com um quatro cilindros em linha de 649 cm³ de cilindrada, que desenvolve 88,4 cv a 11 mil giros e torque de 6,13 kgf.m - a faixa de torque máximo não foi divulgada pela Honda.
O conjunto de suspensão é da Showa, composto por garfo invertido SFF na dianteira e monoamortecedor na traseira com ajuste da pré-carga de mola e balança traseira em alumínio.
Na parte eletrônica, a grande novidade é a adoção do HSTC (Honda Selectable Torque Control), o controle de tração da fabricante. Além disso, a CB 650R ganha embreagem deslizante, painel LCD no mesmo estilo da CB 1000R e iluminação full LED.
Encontre a sua Honda com o melhor preço aqui!
A CBR 650R, praticamente uma mini-CBR 1000RR Fireblade no visual, recebe os mesmos aperfeiçoamentos da CB 650R mas com o toque esportivo característico da família CBR.
Um detalhe, porém, deixa os brasileiros um tanto quanto descontentes: para homologar e adequar as novas 650 às normas de emissão de ruído e de poluentes no Brasil, não foi possível para a Honda manter os 95 cv de potência e os 6,52 kgf.m de torque que os modelos apresentam no exterior - situação semelhante à enfrentada pela BMW com a F 850 GS.
Entretanto, a Honda diz que o modelo está quatro quilos mais leve do que a geração anterior, o que deve se traduzir em motos mais espertas do que as da geração F.
Outro lançamento aguardado desde a apresentação no exterior ano passado era a nova geração da CB 500X, que ganhou roda dianteira de 19 polegadas, suspensões com maior curso, o painel em LCD que as irmãs 650 receberam, embreagem deslizante e novo design.
Tanto a CB 500X como a CB 500F, também renovada e apresentada no Salão Duas Rodas, compartilham o bicilíndrico de 471 cm³ de cilindrada, que recebeu modificações no sistema de distribuição e escape.
A potência se manteve nos 50,4 cv a 8 mil giros, mas o torque chega mais cedo: os 4,53 kgf.m chegam a 6 mil giros, ante os 4,55 kgf.m a 7.000 giros da geração anterior. A CB 500F também recebe o painel LCD das demais novidades da família CB e iluminação Full LED.
ADV 150 e Forza 300
A Honda exibe ainda dois modelos de scooter que ainda não são vendidos por aqui: o Forza 300 e o ADV 150, versão menor inspirada no maxiscooter X-ADV. A marca apenas apresenta os modelos no estande e diz que não há previsão de vinda dos dois para o Brasil.
A Honda apresenta as quatro novidades da linha CB no Salão Duas Rodas, mas o consumidor só vai saber quanto vai pagar se quiser uma delas no primeiro trimestre de 2020, quando os modelos chegam às lojas.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário