UTV: prontos para o Rally Dakar 2020

De olho no bicampeonato dos UTVs, brasileiros se concentram para a largada do Rally Dakar, na Arábia Saudita

Por Gian Calabrese

Marcada para este domingo (5/1) em Jeddah, na Arábia Saudita, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin estão prontos para a largada do Rally Dakar 2020, de olho no segundo título da categoria para UTVs (SxS), os brasileiros competem novamente a bordo do Can-Am Maverick X3.  

Considerado o principal desafio do calendário off-road internacional, o Rally Dakar programou 12 dias de disputas, além de um de descanso, para os 7855 quilômetros até Qiddiya. O trajeto total inclui 65% de terrenos arenosos, sendo que os trechos cronometrados (especiais) somam 5096 km. 

Os organizadores aguardam 557 competidores de 53 países no Dakar 2020, que ainda tem categorias para motos, carros, quadriciclos e caminhões. Com 46 veículos inscritos, 33 deles fabricados pela Can-Am, a categoria para UTVs promete disputas acirradas. O piloto chileno Francisco “Chaleco” Lopez, vencedor de 2019 com o UTV Can-Am Maverick X3, é um dos confirmados no grid, repleto de nomes de peso.   

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, atuais campeões mundiais da classe T3 no Campeonato Mundial de Rally Cross Country, são fortes candidatos ao título dos UTVs no Dakar - repetindo o feito de 2018. No ano passado, eles completaram a prova em terceiro lugar da classe. Os brasileiros defendem a equipe Monster Energy/Can-Am/South Racing, representada por mais duas duplas na prova (Gerard Farres Guell e Armand Monleon, da Espanha, e Casey Currie e Sean Berriman, dos Estados Unidos). 
   

“As expectativas são ótimas. Cheguei na Arábia Saudita no dia 31 de dezembro, para já me ambientar ao fuso horário. É sempre bom chegar antes para acertar todos os detalhes, estamos prontos e muito motivados para buscar o melhor resultado no Rally Dakar”, garante o experiente piloto paulista Reinaldo Varela. “O Can-Am Maverick X3 foi o nosso aliado nas conquistas do Dakar e do Mundial, portanto temos muita confiança no UTV”, acrescenta. 
 

Depois de passar a virada de ano no avião, o catarinense Gugelmin também já está em solo árabe. “O Dakar é um rali extremamente duro e desafiador, e é isso que a gente espera, ainda mais com um percurso novo para todos os competidores e repleto de areias e dunas. Será preciso ter atenção na navegação, entrosamento entre piloto e copiloto e muita calma, porque o rali pode ser traiçoeiro. Temos plenas condições de alcançar um resultado excelente e vamos em busca disso”, conclui Gugelmin. 

Roteiro* Rally Dakar 2020 / Categoria para UTVs

5/1 
Etapa 1 - Jeddah / Al Wajh
Deslocamento - 433 km 
Especial - 319 km
Total do dia - 752 km

 

6/1 
Etapa 2 - Al Wajh / Neom
Deslocamento - 34 km 
Especial - 367 km
Total do dia -401 km

 


7/1 
Etapa 3 - Neom / Neom
Deslocamento - 85 km 
Especial - 404 km
Total do dia - 489 km


8/1 
Etapa 4 - Neom / Al-`Ula
Deslocamento - 223 km 
Especial -  453 km
Total do dia - 676 km


9/1 
Etapa 5 - Al-`Ula / Ha'il
Deslocamento - 210 km 
Especial - 353 km
Total do dia - 563 km 


10/1 
Etapa 6 - Ha'il / Riyadh
Deslocamento - 352 km 
Especial - 478 km
Total do dia - 830 km


11/1 
Dia de descanso - Riyadh


12/1 
Etapa 7 - Riyadh / Wadi Al Dawasir
Deslocamento - 195 km 
Especial - 546 km
Total do dia - 741 km


13/1 
Etapa 8 - Wadi Al Dawasir / Wadi Al Dawasir
Deslocamento - 239 km 
Especial - 474 km
Total do dia - 713 km

 


14/1 
Etapa 9 - Wadi Al Dawasir / Haradh
Deslocamento - 476 km 
Especial - 415 km
Total do dia - 891 km


15/1 
Etapa 10 - Haradh / Shubaytah
Deslocamento - 74 km 
Especial - 534 km
Total do dia - 608 km


16/1 
Etapa 11 - Shubaytah / Haradh
Deslocamento - 365 km 
Especial - 379 km
Total do dia - 744 km


17/1 
Etapa 12 - Haradh / Qiddiya
Deslocamento - 73 km 
Especial - 374 km
Total do dia - 447 km

 


Total do percurso - 7855 km
Total de especiais - 5096 km


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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