Sam Sunderland lidera nas motos; brasileiros perdem volante de UTV
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tiveram que improvisar volante com ferramentas; Fernando Alonso também enfrenta problemas entre os carros
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
O maior rali de regularidade do mundo teve início no último domingo (5). O Dakar estreia na Arábia Saudita nesta edição e dois estágios já foram para a conta. Nas motos, o campeão Toby Price começou a competição vencendo o primeiro estágio, mas no segundo o vencedor foi Ross Branch. Mas a regularidade de Sam Sunderland, quinto no primeiro dia e atrás apenas de Branch no segundo dia o coloca na liderança geral da categoria.
Nos UTVs, quem lidera após duas etapas é a dupla Francisco Lopez Contardo e Juan Pablo Latrach Vinagre, vencedores do estágio realizado nesta segunda-feira.
Os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin terminaram no décimo lugar e ocupam a 26ª posição na classificação geral. A dupla brigava pela liderança no primeiro dia quando teve de lidar com uma quebra no sistema de direção do UTV.
Com isso, Varela e Gugelmin perderam o volante e tiveram que improvisar um novo sistema de direção com ferramentas para finalizar o primeiro dia. “Talvez uma dupla menos experiente e com menos paixão pelo que fazemos desistisse. Mas nós não pensamos nisso um segundo sequer. Nosso foco desde o início foi consertar o problema e ir até o fim”, disse Varela.
“Nessas situações – e já tivemos várias ao longo da carreira – fico espantado com a agilidade do Gustavo de propor soluções. A coluna de direção e o painel de instrumentos não são originais de fábrica. Trabalhamos muito bem juntos e trocamos a coluna e volante colocados pela equipe. Fizemos uma improvisação com as ferramentas que tínhamos disponíveis. Da minha parte, foi bastante incômodo pilotar com uma ferramenta improvisada como volante. Causou muita dor nas mãos por causa da tensão, do esforço para segurar o ‘volante’ e da trepidação. Nas curvas, devo confessar que dava certo medo. Mas a incerteza faz parte dos rallies, é da natureza desse esporte”, completou o brasileiro.
Nos carros, quem lidera é a dupla Orlando Terranova e Bernardo Graue. Fernando Alonso, que estreia na competição tendo Marc Coma na navegação, enfrentou uma quebra na suspensão dianteira e perdeu muito tempo, terminando o segundo dia na 48ª posição na classificação geral da categoria. Nos caminhões, o líder é trio formado por Siarhei Viazovich, Paven Haranin e Anton Zaparoschanka, enquanto nos quadriciclos Ignacio Casale é o primeiro depois de duas etapas.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário