Price vence estágio e sobe para segundo; brasileiros sofrem nos UTVs
Ricky Brabec mantém Honda na liderança geral entre as motos; Varela e Gugelmin enfrentam problemas na suspensão e furo de pneu no quinto dia de Dakar
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Nesta quinta-feira (9), o Dakar 2020 teve o quinto estágio realizado e o atual campeão entre as motos voltou a brilhar. Toby Price, da KTM, venceu a etapa do dia e conquistou a segunda vitória de especial nesta edição do maior rali de regularidade do mundo.
Se a vitória de Price não foi suficiente para dar a ele a liderança geral da categoria, serviu pelo menos para o australiano ganhar posições no acumulado até o momento e colocou o piloto na vice-liderança entre as motos.
Ricky Brabec, da Honda, terminou o dia em quarto lugar e, com isso, segue como líder da competição. Kevin Benavides, também da Honda, é o terceiro na geral, seguido por Pablo Quintanilla, da Husqvarna, e Jose Ignacio Cornejo Florimo, mais um representante da Honda e que completa o top-5 entre as motos.
A nota triste do dia é o abandono de Sam Sunderland, da KTM. Assim como Adrien Van Beveren, da Yamaha, que caiu no terceiro dia e abandonou com uma fratura na clavícula, Sunderland também foi ao chão, com lesões nas costas e no ombro esquerdo. Sem condições de seguir em frente, o campeão de 2017 foi obrigado a abandonar a competição.
O quinto dia de Dakar não foi dos mais fáceis para a dupla brasileira na categoria, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin. Enfrentando contratempos, os brasileiros terminaram o dia na 23ª colocação, com pouco mais de uma hora de desvantagem em relação aos vencedores do dia, Cyril Despres e Michael Horn. A liderança na classificação geral, porém, está agora nas mãos da dupla formada por Sergei Kariakin e Anton Vlasiuk.
“Tivemos um problema na suspensão e perdemos uma hora para trocar a peça. Este Dakar está sendo bastante difícil e, de novo, o pneu furou. A primeira parte da especial contou com muita pedra e a segunda, foi cheia de areia e dunas”, contou Gugelmin.
Entre os carros, Carlos Sainz e Lucas Cruz venceram mais uma especial e seguem na liderança da competição, com quase seis minutos de vantagem sobre o duo formado por Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel. Fernando Alonso e Marc Coma terminaram o dia com o sétimo lugar e aparecem em 18º na geral.
Nos caminhões, Andrey Karginov, Andrey Mokeev e Igor Leonov terminaram o estágio em terceiro e seguem como líderes - a vitória do dia ficou com o trio Dmitry Sotnikov, Ruslan Akhmadeev e Ilgiz Akhmetzianov. Nos quadriciclos, por fim, Romain Dutu quebrou a sequência de Ignacio Casale e venceu o quinto estágio. O chileno, porém, segue na liderança geral da categoria.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário