Faltando pouco mais de 1.000 Km, Adrien Van Beveren é o líder!

Nas últimas três etapas consecutivas, quatro pilotos se revezaram na liderança geral do Dakar 2022. A emoção aumenta!

Por Trinity Ronzella

Texto Luiz Mingione 12/01/2022

 

Foto: @A.S.O.:C.Lopez - DAKAR Etapa 10 Toby Price  

 

Toby Price, Honda, venceu a especial  de hoje depois que seus companheiros de equipe, Brabec e Cornejo, cometeram um erro de navegação na especial. Luciano Benavides, Husqvarna, terminou em segundo, e o piloto da Yamaha, Adrien Van Beveren chegou em terceiro, é o líder na geral. 

A KTM não teve sorte hoje com seus pilotos. Kevin Benavides, o campeão de 2021, foi obrigado a retirar-se da etapa devido a problemas mecânicos no km 134 e, Matthias Walkner, parece também ter cometido um erro no final da etapa, permitindo que o resto do pelotão o alcançasse. Ele ficou em 26º lugar a 15m55s do tempo mais rápido da especial, estabelecido por Toby Price. Sunderland também ficou fora do ritmo e terminou em 17º lugar a 11m18s. Barreda ficou em 9º lugar a 7m21s, Pablo Quintanilla, Honda, em 14º lugar a 9m05s,  e Adrien Van Beveren, Yamaha, terminou  em 3º lugar a 3m35s. 

O italiano Danilo Petrucci, TECH 3 KTM, terminou em 11º lugar hoje. Se não fosse a pesada penalização por causa do  abandono logo no início do Rally, o ex-piloto da MotoGP, Petrucci estaria bem na colocação geral em sua estreia no Dakar. 

O indiano, Koitha Veettil Harith Noah, piloto da Sherco Factory Racing, não terminou a etapa e  teve sua moto guinchada por um helicóptero.

Foto:  @ A.S.O./C.Lopez -  Noah Veettil #20

A classificação geral da etapa 10 continua pelo terceiro dia consecutivo com os mesmos quatro pilotos nas primeiras colocações somente trocando de posições, um Dakar 2022 muito disputado e que pelo jeito só vai definir o campeão na rampa de chegada em Jedah dia 14.

Adrien Van Beveren, Yamaha, conquistou a liderança geral do Dakar pela segunda vez este ano. Ele agora tem 5m59s sobre o 2º Sam Sunderland, Gas Gas, 6mm15s do 3º, Pablo Quintanilla, Honda, 8m24s do 4º, Matthias Walkner, KTM, e a 10m47s do 5º,  Joan Barreda , Honda, que está de volta na disputa pelo título depois de um acidente onde machucou o ombro e o fez cair na classificação. O maior prejudicado do dia foi Walkner, KTM, que de líder ontem caiu para o 5º lugar na geral. Toby Price, KTM, venceu a especial, mas está em 6º na geral a 27m43s do líder, faltando duas etapas, sem chances de brigar pelo título.

Faltando pouco mais de 1000 Km para o fim do Rally, com certeza os cinco primeiros, Beveren, Sunderland, Quintanilla, Walkner e Barreda, que estão separados por pouco mais de dez minutos, vão partir para o ataque, e aquele que cometer menos erros, vai conquistar o lugar mais alto do pódio. Ainda é difícil apontar um favorito ao título em um Dakar tão disputado. A etapa de amanhã tem 501 Km total, sendo 346 de especial e  a etapa 12, final, tem 680 Km sendo 164 Km de especial.

Foto: @A.S.O/Florent Gooden/DPPI - Toby Price #18 

Depois de destacar os líderes da etapa de hoje, um jovem estreante no Dakar vem  chamando a atenção, o americano, Mason Klein, de 20 anos, BAS World KTM Racing, terminou a especial de hoje em 12º lugar a 7m 56s do vencedor do dia Toby Price, KTM, e agora está em 8º lugar na geral a 37m49s de Adrien Van Beveren. Klein é o líder na geral na classe Rally 2, um excelente resultado geral em sua primeira participação no Dakar, promissor piloto e futuro campeão, só o tempo vai dizer, mas tudo indica que sim. 

 

Classificação Etapa 10

1º Toby Price - Red Bull KTM Factory Racing (3h05m32s)

2º Luciano Benavides - Husqvarna Factory Racing (+2m09s)

3º Adrien Van Beveren - Monster Energy Yamaha Rally Team (+3m35s)

4º Lorenzo Santolino - Sherco Factory (+5m40s)

5º Andrew Short  - Monster Energy Yamaha Rally Team (+6m29s)


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br