Etapa 11 - Penultima do Dakar 2022! Como foram as motos?
Agora é a hora que a chapa vai esquentar! Vamos ver como chegaram os pilotos no dia de hoje!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione
Hoje na etapa 11, Kevin Benavides da KTM, conseguiu o melhor tempo na especial e venceu por apenas 4 segundos, o inglês Sam Sunderland com a Gas Gas. Joaquim Rodrigues da Hero chegou em 3º e Matthias Walkner, também KTM, em 4º. Com as Hondas, Rick Brabec chegou em 5º e Pablo Quintanilla, em 6º.
Na classificação geral faltando um dia para chegada em Jedah, os quatro primeiros pela quarta vez consecutiva se revezaram. Sam Sunderland é o novo líder do Dakar com Quintanilla em 2º. Walkner vem em 3º e, menos de 1 minuto atrás, Beveren está na 4ª posição. Barreda ocupa a 5ª posição a 27m54s, sem muita chance de disputar o pódio. Uma GasGas, uma Honda, uma KTM, estão com um intervalo de pouco mais de 7 minutos e uma Yamaha a pouco mais de 15 minutos, faltando uma etapa de 680 Km total, sendo 164 Km de especial.
A etapa de hoje foi um dia muito difícil, talvez a mais difícil deste Dakar. Haviam muitas dunas no início que eram difíceis de atravessar e também muita poeira. O resultado da etapa de ontem foi o que definiu a largada de hoje. Um dia que exigiu bastante da navegação e prejudicou o desempenho dos primeiros que tiveram que abrir o caminho. Os pilotos que largaram na frente tiveram muita dificuldade logo nos primeiros quilómetros da especial, com vários perdidos, foi o caso do líder da geral Adrien Van Beveren, o primeiro de hoje.
A etapa de ontem foi uma prova de estratégia para os cinco primeiros pilotos da geral, alguns cederam deliberadamente suas posições durante a especial para ter uma posição de largada mais favorável na etapa de hoje. Foi o caso de Sunderland e Walkner, que ontem terminaram em 3º e 4º respectivamente, atrás de Beveren, líder na classificação geral que abriu a pista hoje e, logo depois da largada da especial, perdeu muito tempo procurando um Waypoint. Beveren terminou a especial em 15º e 4º na geral.
A pouco mais de 15 minutos do líder na geral, Adrien Van Beveren, piloto oficial Yamaha largará a última especial da etapa 12 de amanhã, de 164 km, na 15ª posição, e pode se beneficiar do rastro dos três primeiros pilotos à sua frente na classificação geral. Essa disputa acirrada entre os quatro primeiros só vai terminar no pódio em Jedah, amanhã, última e decisiva da 44ª edição do Dakar.
1º Kevin Benavides - Red Bull KTM Factory Racing (3h30m56s)
2º Sam Sunderland - Gas Gas Factory Racing (+0m04s)
3º Joaquim Rodrigues - Hero Motosports Team Rally (2m26s)
4º Matthias Walkner - Red Bull KTM Factory Racing (+4m54s)
5º Rick Brabec - Monster Energy Honda (+5m32s)
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário