Etapa 11 - o que será a prova de amanhã? Algo definido?

Amanhã é o último dia de Dakar, alegria de uns , tristeza de outros! Mas que a coisa vai pegar, isso vai!

Por Trinity Ronzella

Texto: Luiz Mingione - 13/01/2022 

A etapa 11 foi de 501 km em forma de laço  ao redor de Bisha, com uma especial cronometrada de 345 km que apresentou alguns dos desafios de navegação mais difíceis até agora. Isso ajudou  a desenhar como pode ser  o pódio de amanhã  em Jeddah. 

Foto: @ASO/Charly Lopez - Etapa 11 

O dia de hoje causou perdas para alguns pilotos, mas outros conseguiram recuperar o tempo perdido ontem. A etapa que começou com trilhas de areia e cânions sinuosos rapidamente dificultou a navegação devido às inúmeras trilhas e travessias de planaltos, leitos de rios secos, pedras, dunas, e dunetas com erva de camelo, e trilhas invisíveis que se seguiram, terminando com trilhas rápidas de areia.

A especial, como esperado, foi disputada. A estratégia de alguns pilotos ontem, terminando a etapa mais atrás, para se beneficiarem na ordem de largada, em grande parte definiu o resultado de hoje e a ordem de largada da última e decisiva etapa de amanhã. 

Foto: @ASO/Charly Lopez - Sébastien Loeb #211 

MOTO

Os estrategistas que tiveram o cuidado de calcular onde terminaram ontem para começar em uma posição favorável esta manhã, conseguiram andar rápido hoje. O mais consistente entre eles, foi Sam Sunderland com a  Gas Gas, que colheu os maiores benefícios  conseguindo recuperar o 1º lugar na classificação geral, faltando um dia para o fim do Rally!   Pablo Quintanilla da Honda, piloto rápido que navega muito bem  e é um bom estrategista, está em 2º. Matthias Walkner na KTM, está em 3º e também ultrapassou o piloto da Yamaha, Adrien Van Beveren, 4º na geral que está a pouco mais de 15 minutos do líder Sunderland e a 8 minutos do 3º, Walkner. Uma situação difícil para Beveren que tem uma grande responsabilidade na última etapa de amanhã pois a Yamaha não ganha um Rally Dakar desde 1998. 

A etapa de amanhã, larga de Bisha e termina em Jeddah, junto com Rally Dakar 2022, e será decidida ao longo de um total de 680 Km, sendo apenas 163 Km de especial cronometrada. Amanhã a prova deixa as dunas para trás, e será disputada em pistas duras e com alguma areia, o que significa velocidade e também um maior risco. Vai ser uma especial bem técnica antes dos pilotos chegarem ao final às margens do Mar Vermelho em Jeddah.

Foto: @ASO/Charly Lopez - Luciano Benavides #77

Mulheres nas Motos

A holandesa Mirja Pol segue como a melhor mulher na categoria, estava em 48º lugar ontem, chegou nesta etapa em 67º lugar e está em 49º na geral perdeu uma posição.

A espanhola Sara Garcia estava na geral ontem em 74º lugar, hoje terminou a etapa  em 86º lugar e está em 74º na geral.

A compatriota, Sandra Gomez terminou ontem em 64º lugar, hoje terminou a etapa em 64º lugar e está  em 62º lugar na geral, Sandra subiu 2 posições.

A francesa, Audrey Rossat terminou ontem em 103º lugar, hoje terminou em 94º lugar e está em 98º lugar na geral, a francesa subiu 5 posições.



Foto: @ASO:Charly Lopez - Joan Barreda #88

Classificação Geral

1º Sam Sunderland - Gas Gas Factory Racing (37h04m05s)

2º Pablo Quintanilla - Monster Energy Honda (6m52s)

3º Matthias Walkner - Red Bull KTM Factory Racing (7m15s)

4º Adrien Van Beveren - Monster Energy Yamaha Rally Team (15m30s)

5º Joan Barreda - Monster Energy Honda (27m54s)


 

QUADRICICLO

Na categoria quadriciclos, Alexandre Giroud parece mais tranquilo diante da próxima especial da etapa 12 de amanhã, Giroud tem quase 3 horas de vantagem sobre Francisco Moreno e Kamil Wiśniewski, 2º e 3º lugares na geral respectivamente. O brasileiro Marcelo Medeiros repetiu a vitória de ontem vencendo a especial de hoje. Medeiros, está em 6º lugar na geral.

Foto: @Frédéric Le Floch / DPPI - Marcelo Medeiros #183

Classificação Geral

1º Alexandre Giroud - Yamaha Racing SMX Dragon (47h26m25s)

2º Francisco Moreno - Dragon Rally Team (+2h41m24s)

3º Kamil Wisniewski - Oelen Team (2h44m55s)

4º Zdenek Tuma - Barth Racing Team (+8h09m36s)

5º Carlos Alejandro - Verza Rally Team (19h10m05s)



UTV 3

Na categoria T3, a extravagância do americano Seth Quintero não para, e ele continua vencendo! Hoje a 11ª vitória em 12 especiais, ultrapassando o recorde de Pierre Lartigue com 10 etapas vencidas em um mesmo Dakar. “Chaleco” López continua a sua rota para o título, e vai com a EKS South Racing para a etapa de amanhã com uma vantagem de pouco mais de 40 minutos sobre o seu companheiro de equipe Sebastian Eriksson, e mais de quatro horas de Cristina Gutierrez que está em 3º na geral. Ou seja, se não tiver problema mecânico, é difícil perder o Rally em 163 km de especial.

Foto: @Frédéric Le Floch / DPPI - Seth Quintero #303

 

Classificação Geral

1º Francisco Lopez Contardo - EKS South Racing (44h11m34s)

2º Sebastian Eriksson - EKS South Racing (+40m36S)

3º Cristina Gutierrez - Red Bull Off Road Team (+4h16m22s)

4º Pavel Lebedev - MSK Rally Team (4h43m10s)

5º Santiago Navarro - FN Speed Team (4h48m49s)

 

 

UTV 4

O americano Austin Jones com o navegador brasileiro Gustavo Gugelmin, perdeu o seu lugar de líder na geral para Gerard Farres por uma diferença de 1m41s. Em 3º lugar está Marek Gozal. O brasileiro Rodrigo Luppi terminou a etapa  em 4º lugar e está em 6º na geral, aproximadamente meia hora atrás do terceiro. Tarefa difícil mas, uma ajudazinha do além seria bem vinda! 

DAKAR Etapa 11 Rodrigo Luppi e Maykel Justo #415 @ Frédéric Le Floch

Classificação Geral

1º Gerard Farrez - Can Am Factory South Racing (45h24m07s)

2º Austin Jones - Can Am Factory South Racing (+1m41s(

3º Marek Goczal - Cobant Energylandia Rally Team (+17m59s)

4º Rokas Bacius - South Racing (+22m46s)

5º Michal Goczal - Cobant Energylandia Rally Team (+29m14s)


 

CARROS

Carlos Sainz que perdeu as esperanças de um pódio logo no inicio do Rally. venceu a especial de hoje, a sua 41ª no Dakar. Não incomodou Nasser Al-Attiyah, que tem 44 delas e está muito mais preocupado com a vantagem que tem sobre Sébastien Loeb, que vem tentando  reduzir sua diferença de tempo para Nasser até a chegada. Nasser Al-Attiyah está com uma vantagem de pouco mais de 33 minutos sobre o francês, Loeb, mas Dakar é Dakar e mesmo faltando 680 km até o final tudo pode acontecer.  Os brasileiros Marcelo Tiglia com o navegador Cadu Sachs terminaram a especial em 27º lugar e estão em 30º lugar na geral a 10h47m03s do líder.

Foto: @Frédéric Le Floch / DPPI - Carlos Sainz #202 

Classificação Geral

1º Nasser Al Atthiah Toyota Gazoo Racing (36h49m51s)

2º Sebastien Loeb - Bahrain Raid Xtreme (+33m19s)

3º Yazeed Al Rajhi - Overdrive Toyota (+1h03m43s)

4º Orlando Terranova - Bahrain Raid Extreme (+1h31m43s)

5º Giniel de Villiers - Toyota Gazoo racing (+1h44m11s)

 

 

CAMINHÕES

O líder continua a ser Dmitry Sotnikov da equipa Kamaz, com uma vantagem de pouco mais de 8 minutos sobre o seu companheiro de equipe Eduard Nikolaev, o 3º e o 4º colocados também são da equipe Kamaz que dominou o 44º Rally Dakar, em 5º  lugar vem o Iveco de Janus Van Kasteren.

 

Foto: @ Frédéric Le Floch - Caminhão a Hidrogênio

Classificação Geral

1º Dmitry Sotnikov - Kamaz Master (39h54m53s)

2º Eduard Nikolaev - Kamaz Master (+8m18s)

3º Anton Karginov - Kamaz Master (+1h47m34s)

4º Andrey Karginov - Kamaz Master (+1h47m34s)

5º Janus Van Kasteren - Petronas Team De Rooy Iveco (+2h55m19s)

 


CLÁSSICOS

Na véspera da chegada da 2ª edição do Dakar Classic, os dados parecem ter sido lançados na areia e parecem improváveis ​​de rolar antes da cerimónia do pódio. Mogno, Euvrard e Pliego estão novamente confortavelmente instalados no topo da classificação geral 

Foto: @ José Mario Dias/FOTOP - Ondrej Klymciw #716 

Bem, quase, porque a tripulação espanhola na 3ª posição pode ver o Protruck conduzido pelos Galpins com seu motor Chevrolet de 400 cavalos de potência aproximando-se de seus espelhos retrovisores. O casal francês, que ocupa o 4º lugar na classificação geral e vencedor da etapa do dia, teve o seu primeiro sucesso, e também o primeiro de um veículo inscrito na classe H3 do Dakar Classic.

Foto:  @ Vinicius Juan Branca/FOTOP - Alexander Paas #907 - Caminhão na categoria Clássicos

 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br