Benavides segue na frente a uma etapa do fim; Barreda abandona

Brasileiros continuam no top-5 nos UTVs e Peterhansel se aproxima de título nos carros

Por Gabriel Carvalho


Foto: Honda/Divulgação

O Dakar 2021 está na reta final. Nesta quinta-feira (14), a caravana do maior rali de regularidade do mundo disputou a 11ª e penúltima etapa, entre Al-Ula e Yanbu, na Arábia Saudita. Pelas motos, mais um abandono marcou a etapa desta quinta-feira: Joan Barreda, da Honda, deixou a prova após não parar no abastecimento obrigatório e ter uma pane seca, ficando pelo caminho.  

Após a falta de combustível, o piloto da Honda pediu para ser examinado no centro médico da caravana e, alegando problemas em decorrência da queda sofrida há dois dias, abandonou o Dakar 2021. 

AS MELHORES MOTOS OFF-ROAD DO BRASIL!

A penúltima etapa da competição foi vencida por Sam Sunderland, da KTM, que passa a ser o segundo colocado na classificação geral da categoria. O líder segue sendo Kevin Benavides, da Honda, que tem quatro minutos de vantagem sobre Sunderland.  

O atual campeão da prova entre as motos, Ricky Brabec, é o terceiro, a sete minutos do companheiro de equipe. Salvo uma etapa final repleta de reviravoltas, os três primeiros são os pilotos que lutarão pelo título - Daniel Sanders, da KTM, é o quarto colocado, mas está a mais de 33 minutos do líder. 

Nos UTVs, Francisco Lopez Contardo e Juan Pablo Latrach terminaram a etapa desta quinta na segunda posição, resultado suficiente para a dupla manter pouco mais de 18 minutos de vantagem sobre Austin Jones e o brasileiro Gustavo Gugelmin.

Se o duo composto pelo norte-americano e pelo brasileiro tem uma vantagem significativa para descontar e precisam de um dia ruim dos líderes para vencer, o segundo lugar parece consolidado, já que eles têm mais de 30 minutos de vantagem sobre Aron Domzala e Maciej Marton. Reinaldo Varela e Maykel Justo mantiveram a quinta posição geral, que parece garantida se a dupla brasileira terminar a prova.

Nos carros, Stéphanhe Peterhansel e Edouard Boulanger terminaram em segundo, perto dos vencedores da etapa e vice-líderes, Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel. Peterhansel e Boulanger vão para a especial final com mais de 15 minutos de vantagem e precisam apenas administrar o resultado para vencer.

Pelos quadriciclos, Manuel Andujar vai para o último dia com 25 minutos de vantagem sobre Giovanni Enrico. Nos caminhões, só um desastre tira a vitória de Dmitry Sotnikov, Ruslam Akhmadeev e Ilgiz Akhmetzianov, que possuem 39 minutos de vantagem sobre Anton Shibalov, Dmitrii Nikitin e Ivan Tatarinov.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br