Benavides leva Honda ao bicampeonato; Gugelmin é vice nos UTVs
Líderes em cada categoria precisaram apenas administrar vantagem em última especial; Reinaldo Varela e Maykel Justo terminam em quinto nos UTVs
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Nesta sexta-feira (15) chegou ao fim a edição 2021 do Dakar, o maior rali de regularidade do mundo. O estágio final viu a caravana da competição partir de Yanbu tendo como destino a cidade de Jeddah, que foi o ponto de largada do Dakar.
As categorias não viram mudanças no topo e quem começou o dia na frente precisou apenas administrar a vantagem para se sagrar campeão. Sendo assim, pelo segundo ano seguido a Honda vence entre as motos. Desta vez, porém, o campeão foi o argentino Kevin Benavides, que conquista o título no Dakar pela primeira vez.
A fabricante japonesa conseguiu a dobradinha com o campeão de 2020, Ricky Brabec, vencendo a especial final para chegar ao vice-campeonato. O terceiro lugar ficou com Sam Sunderland, da KTM.
Nos UTVs, bons resultados para o Brasil. Os chilenos Francisco Lopez Contardo e Juan Pablo Latrach, como era esperado, conquistaram o título. Mas o brasileiro Gustavo Gugelmin, que disputou o Dakar 2021 ao lado do norte-americano Austin Jones, foi o vice-campeão. Reinaldo Varela e Maykel Justo, com bom desempenho na segunda metade da competição, concluíram a prova na quinta posição.
Já pelos carros, Stéphanhe Peterhansel e Edouard Boulanger levaram o título. Foi a oitava conquista de Peterhansel na categoria, o 14º título no Dakar - o francês é dono de seis títulos nas motos. Guiga Spinelli e Youseff Haddad foram os melhores brasileiros, terminando em 17º. Marcelo Tiglia Gastaldi e Lourival Roldan finalizaram a prova em 29º.
Os quadriciclos viram mais uma vitória argentina no Dakar 2021, com Manuel Andujar. Nos caminhões, nenhuma surpresa também, com o trio russo formado por Dmitry Sotnikov, Ruslam Akhmadeev e Ilgiz Akhmetzianov dominando a competição e chegando ao título.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário