Barreda vence e Brabec se aproxima de título nas motos
Norte-americano está a duas especiais de vencer com a Honda e quebrar domínio de 19 anos da KTM; Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin se mantém em nono nos UTVs
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Depois desta quarta-feira (15), faltam apenas duas especiais para o fim do Dakar 2020. E a primeira edição na Arábia Saudita pode ficar marcada pela quebra do domínio da KTM nas motos.
O décimo estágio da competição foi vencido por Joan Barreda, da Honda. A especial teria 534 quilômetros, mas foi encerrada com 345 quilômetros percorridos devido a fortes rajadas de vento. Ricky Brabec e Kevin Benavides ficaram em segundo e terceiro, nesta ordem, formando um top-3 apenas com pilotos da fabricante japonesa.
Com o resultado, Brabec se mantém na liderança geral entre as motos e amplia a vantagem sobre Pablo Quintanilla, da Husqvarna, para mais de 25 minutos. A vitória na especial elevou Barreda para o terceiro lugar geral, posição que ontem era do atual campeão do Dakar, Toby Price, da KTM.
Se Brabec mantiver a vantagem até o fim da sexta-feira, será responsável por um feito histórico: há 19 temporadas só dá KTM entre as motos no Dakar.
Como Price está a 28 minutos e meio do norte-americano, só uma reviravolta significativa pode fazer com que a marca austríaca siga vencendo. Para Brabec, como tem sido desde a primeira especial, é manter a regularidade para se sagrar campeão do Dakar.
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tiveram um bom dia nesta quarta e finalizaram o décimo estágio na sexta posição. “Foi tudo bem hoje e não tivemos problemas. Paramos apenas para ajudar o Chaleco Lopez, mas foi bem rápido. O Can-Am Maverick X3 passou perfeitamente pelo primeiro dia de maratona e seguimos tranquilos com o comboio até o nosso acampamento”, disse Varela.
A disputa do dia foi vencida por Mitchell Guthrie e Ola Floene. Com o sexto lugar, a dupla brasileira manteve o nono lugar na geral. Casey Currie e Sean Berriman, companheiros de equipe dos brasileiros, terminaram em sétimo, mas seguem com boa margem na liderança.
Nos carros, Carlos Sainz e Lucas Cruz venceram mais uma especial e seguem na frente no combinado dos dez estágios disputados até o momento. Fernando Alonso e Marc Coma tiveram um dia ruim e finalizaram a etapa no 56º lugar. O resultado fez com que a dupla espanhola deixasse o top-10 e agora Alonso e Coma aparecem em 14º.
Pelos caminhões, Anton Shibalov, Dimitrii Nikitin e Ivan Tatarinov venceram o décimo estágio, mas a liderança segue com o trio Andrey Karginov, Andrey Mokeev e Igor Leonov. Ignacio Casale enfrentou problemas com a navegação nos quadriciclos e fechou o dia em 16º, mas segue liderando na categoria - a especial foi vencida por Kamil Wisniewski.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário