Rally dos Sertões: Ramon Sacilotti fala sobre sua KLX 450

Piloto paulista realizará sua sexta participação na competição e está preparado para os desafios

Por Paulo Souza

Paulo Souza

A 20ª edição do Rally dos Sertões acontece entre os dias 18 e 29 de agosto, com largada na cidade de São Luís, capital do Maranhão e chegada em Fortaleza, Ceará. O piloto Ramon Sacilotti fará sua sexta participação na competição e está preparado para o desafio a bordo da sua Kawasaki KLX 450.

Muito trabalho de preparação foi desempenhado em sua moto para enfrentar os 10 dias de prova dos Sertões. Segundo ele, a maior parte das modificações na motocicleta foi realizada antes do Rally da Amazônia para ser testado em ritmo de provas. A KLX 450 é bastante conhecida pelo piloto que já competiu com ela o Rally da Amazônia e também o Rally RN 1500 nesta temporada.

Além de todos os preparos e ajustes mecânicos, a preparação física do piloto também é essencial para conseguir completar os objetivos da prova. “Minha preparação física para o Rally dos Sertões começa em janeiro na verdade. Toda programação dos meus treinos tem como objetivo chegar ao ápice do meu preparo na época do Sertões” diz o piloto.
Há dois meses, Ramon aumentou o ritmo de treinos, que antes era duas horas por dia no final da tarde, e agora duas vezes por dia, sendo uma hora de cardiovascular pela manhã, e mais uma hora e meia de academia no final da tarde, que mescla exercício funcional com mais cardiovascular.

Atual líder do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, Ramon Sacilotti bateu um papo com o MOTO.com.br, confira:

Em sua opinião, a moto está preparada para encarar o Rally dos Sertões?
A moto está melhor do que nunca, sempre melhoramos alguma coisa entre um rally e outro, e cada vez o equipamento está melhor e mais confiável.

Houve alguma modificação na motocicleta do Rally do Amazônia para os Sertões?
A maioria das modificações foram feitas antes do Rally da Amazônia, para tudo ser testado em ritmo de prova, e tudo que instalamos funcionou muito bem. A única mudança para o Sertões será a instalação de novas carenagens e farol.

Qual é a autonomia da KLX 450 e a média de consumo por litro?
A autonomia depende muito do tipo de terreno e das características da especial, pode variar de 8 a 10 km/l. Tenho um pouco mais de 27 litros somando os tanques, e a opção de trocar o tanque dianteiro por um 4 ou até 8 litros maior, portanto da e sobra para andar os 220km exigidos pelo regulamento.

Com os tanques extras, qual é a capacidade de litros de combustível da motocicleta?

Meu tanque traseiro tem 19 litros, e dianteiro tenho a opção de 8, 12 ou 16 litros.

Em relação aos pneus, quantas trocas são necessárias para os 10 dias de prova? Qual é o tipo de solo que mais desgasta os pneus?
Troco os dois pneus todos os dias, exceto nas etapas maratona, que é proibido. Como esse ano serão duas etapas maratona, usarei 8 pares de pneu Rinaldi. O maior desgaste se da nos terrenos com muito cascalho e de velocidade alta, acima dos 140 km/h a moto gasta muito pneu.

Com todos os equipamentos necessários, qual é o peso total da motocicleta?
Não sei o valor exato, mas estimo que o peso seco dela seja algo em torno de 150kg. Se encher os tanques e reservatório de água, mais as ferramentas, deve passar dos 180kg.

Existe algum trabalho nas suspensões para encarar o Rally dos Sertões?
Existe sim. O Duda Preparações faz um trabalho muito bom nas suspensões, deixando-as mais firmes para aguentar o peso extra da moto, mas ao mesmo tempo suave para absorver os pequenos impactos das irregularidades do terreno. É uma equação complicada, mas chegamos à um acerto muito bom nas ultimas provas.

Houve alguma alteração no motor para encarar o Rally? Quantos cavalos têm esta moto?
Não, o motor é original, para não perder resistência. Trocamos apenas o escapamento por um BRC especial feito para mim, que da um pouco mais de potência na moto, e o pistão por um forjado, mas nas mesmas especificações do original. Nunca coloquei a moto em um dinamômetro, porém, deve ser algo em torno de 50cv de potência, como declara a Kawasaki.

Agora é com você.
Valeu Moto.com.br! Obrigado pelo espaço, e parabéns pelo conteúdo do site!
Gostaria de aproveitar para agradecer ao apoio de todos os meus patrocinadores, a Kawasaki, Rinaldi, Alpinestars, Supplement, BRC, Fas Graficos, Red Dragon, Circuit, BZ Propaganda, Cristágua e Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Fotos: Rodrigo Borella e Fabio Davini/Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br