Rally dos Sertões: Ação Ambiental acontece pelo 11º ano

Grupo "Os Canastras" realiza trabalho de limpeza e conscientização em mais uma edição do Sertões

Por Paulo Souza

O Raly dos Sertões começa dia de agosto, com largada em São Luís (MA) e chegada em Fortaleza (CE). Serão mais de 1.700 pessoas que estarão se deslocando entre as 11 cidades que receberá a competição. Além destes, outros 220 competidores estarão por lá divididos pelas categorias carro, caminhões, motos, quadricíclos e UTVs. Por isso há 11 anos um complexo de trabalho é realizado anos para diminuir o impacto ambiental da prova pelos locais onde passa.

O grupo “Os Canastras” coordenados por Carlos Roberto de Andrade, o Carlão, é o responsável por esta função. Em 2007 esta ação foi premiada pela ULM (União Latinoamericana de Motociclismo) e em 2009 pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) pelo serviço realizado no evento. "É um trabalho operacionalmente consolidado, porque também investimos muito na conscientização de todo o staff do rali", destaca Carlão.

No ano passado foram distribuídos milhares de itens para recolhimento de resíduos deixados nas trilhas na competição. Existe também um trabalho de conscientização para os competidores, que vem dando resultado. Em 2011 foram coletados 678 quilos de resíduos como pneus, partes de fibra de vidro, ferro, alumínio, além de papel e plástico nas trilhas. Número que já chegou a até duas toneladas em edições anteriores.

O trabalho é realizado a bordo de uma caminhonete com tração 4x4. O grupo utiliza equipamentos de navegação por satélite e o rádio comunicador para realizar as buscas dos materiais. Um dos integrantes fica encarregado de cuidar da limpeza dos acampamentos.

Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br