Tim Gajser mantém liderança após o difícil MXGP da Sardenha
Mesmo sem comer a dois dias, o esloveno foi lá e acelerou até onde deu!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione
Tim Gajser, da equipe Honda HRC, ainda lidera o Campeonato Mundial de Motocross de 2022 por 79 pontos após o MXGP mais quente e difícil do ano no circuito de Riola Sardo, na Sardenha, Itália.
A pista de areia profunda da pista italiana já é um desafio bastante difícil, além da temperatura se aproximando de 30ºC, esta etapa foi uma verdadeiro desafio para muitos dos melhores pilotos de motocross do planeta.
As coisas ficaram ainda mais difíceis para o esloveno Gajser quando ele chegou ao evento sem comer nos dois dias anteriores devido a uma dor de estômago.
Graças ao trabalho da equipe fornecendo o melhor atendimento médico possível, ele foi capaz de competir em alto nível durante a maior parte da primeira corrida, mas seu estado físico debilitado o impediu de continuar sua sequência de vitórias no campeonato onde obteve seis vitórias na geral em sete etapas este ano.
Na primeira bateria do dia, Gajser largou em primeiro e levou o holeshot dando a ele uma pista limpa para tentar se distanciar.
Apesar da pressão durante toda a corrida, parecia que Gajser manteria a liderança e levaria uma de suas vitórias mais difíceis da temporada, mas faltando algumas voltas, perdeu a primeira posição, terminando em um segundo lugar.
Gajser terminou em segundo lugar que foi mais do que ele esperava para o fim de semana complicado, ampliando assim ainda mais sua vantagem de pontos no campeonato.
Na segunda prova do dia, Gajser não largou tão bem, mas conseguiu andar entre os seis primeiros até a primeira volta, mantendo um bom ritmo, mas caiu no meio da bateria arruinando as chances de uma boa colocação.
Apesar do tombo conseguiu uma boa recuperação saindo de um último lugar brigando por posições durante o resto da bateria terminando em 12º lugar, recuperando pontos importantes apesar de sua condição de saúde.
A temporada agora tem um fim de semana de folga, dando a Gajser e Evans, seu companheiro de equipe na Honda HRC, a chance de se recuperar e se preparar para a nona rodada do campeonato na Espanha no dia 29 de maio.
Gajser, quer voltar a vencer e ampliar sua impressionante vantagem de 79 pontos na classificação geral, enquanto Evans espera melhorar sua condição na pista e voltar a obter pontos no campeonato.
“Obviamente, estes não são os resultados que eu queria no fim de semana, mas antes da corrida eu sabia que ia ser difícil. Não me sentia nada bem e sabia que com as altas temperaturas e a dificuldade da pista de areia teria que dar tudo de mim para ter um bom resultado. Na primeira corrida, consegui meu segundo holeshot do ano e controlei a maior parte da corrida. Foi apenas nas duas últimas voltas que fiquei sem energia e tive que me contentar com o segundo lugar. Infelizmente, na segunda prova, não tive uma boa largada e embora sentisse que poderia manter o ritmo e atravessar o pelotão, caí quando estava em sexto e isso prejudicou muito minha corrida. Continuei a correr e terminei a bateria em decimo segundo lugar, perdendo apenas alguns pontos na batalha pelo campeonato, mas estou um pouco decepcionado com o resultado geral”. Declarou Tim Gajser.
A etapa do MXGP na Sardenha em Maggiora Park também marcou o retorno do espanhol Jorge Prado após ter deslocado o ombro. Prado fez uma grande corrida na primeira bateria conquistando um segundo lugar e na segunda prova terminou em terceiro lugar.
Prado era uma dúvida no MXGP italiano no último final de semana, mas conseguiu se recuperar a tempo. Seu objetivo era fazer andar na prova, recuperar sensações e somar pontos antes do compromisso em Madri na etapa espanhola, mas seu desempenho foi bem acima do que ele esperava já nas classificatórias de sábado.
1 Calvino Vlanderen - Yamaha
2 Jorge Prado - Gás Gás
3 Glen Coldenhoff - Yamaha
4 Renaux, Maxime - Yamaha
5 Jeremy Seewer – Yamaha
1 Tim Gajser - Honda 367 pontos
2 Maxime Renaux – Yamaha 288 pontos
3 Jeremy Seewer – Yamaha 264 pontos
4 Jorge Prado - Gás Gás 260 pontos
5 Glen Coldenhoff – Yamaha 234 pontos
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário