Visando um bom desempenho na edição 2008 do Rally Dakar, o português Pedro Oliveira resolveu construir sua própria moto para encarar a tradicionalíssima competição off-road do planeta.
A base do projeto foi o modelo WR 450 da Yamaha, do qual foram aproveitados apenas o motor e a suspensão traseira.
Todo o restante foi trabalhado artesanalmente, de acordo com o piloto, que contou com o apoio do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação da Universidade de Aveiro.
O resultado foi uma moto mais estreita que a original, com menor centro de gravidade e — acredita-se — mais confiável que a de fábrica, graças a um revolucionário sistema de refrigeração do propulsor.
A Dakar Teck, como foi batizada, será testada ao longo do mês em diversos tipos de terrenos e, inclusive, em regiões por onde a caravana do Dakar irá percorrer, como o Marrocos.
O famoso rally africano será realizado entre os dias 5 e 20 de janeiro.
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário