Murillo Ghigonetto
Seguindo sua filosofia inovadora, a Yamaha apresentou na Europa uma bela novidade para sua linha 2008 de ATV (All Terrain Vehicle), que já está disponível no mercado brasileiro.
Como destaque está o quadriciclo utilitário YFM 700 Grizzly, equipado com direção assistida eletronicamente, sistema semelhante ao apresentado pela Honda este ano nos Estados Unidos com seu ATV Foreman 500.
Com a chegada do Grizzly 700 ao Brasil, a Yamaha torna-se a primeira a oferecer um quadriciclo com esta nova tecnologia em nosso mercado.
O Grizzly 700 sai equipado com um motor quatro tempos de 686cm³ com comando simples no cabeçote (SOHC) e arrefecimento liquido. Outro destaque do ATV é o sistema de injeção eletrônica e o câmbio automático CVT, que facilita a vida dos pilotos menos experientes. A transmissão final é feita por eixo-cardã.
Outra bela novidade inaugurada no Brasil pela Yamaha com o Grizzly 700 é o sistema EPS (Electronic Power Steering – Direção Assistida Eletronicamente), que tem por objetivo deixar a pilotagem o mais leve possível privilegiando uma condução mais confortável em terrenos acidentados, e atuando progressivamente em alta velocidade.
Todo aparato funciona através de pequenos sensores que fazem medições constantes de esforço na pilotagem. Os dados recolhidos são enviados a uma central eletrônica (ECU) que, por conseqüência, aciona um pequeno motor elétrico na dianteira do veículo.
Este tem o trabalho de compensar todo o esforço de esterçamento, tornando o guidão mais macio para o condutor. Tudo de forma simples e extremamente eficiente. O sistema é bastante semelhante ao utilizado em alguns automóveis, como o Honda Fit.
O YFM 700 Grizzly conta ainda com um sistema exclusivo da Yamaha chamado de ‘On-Command’, que permite ao usuário escolher entre a tração 2WD ou 4WD de forma simples e rápida. Quando a tração integral entra em ação, automaticamente o bloqueio do diferencial inicia a atuação facilitando assim a pilotagem em terrenos mais acidentados.
No visual o Grizzly 700 segue os traços convencionais de todo quadriciclo. No entanto, por fazer parte da linha de utilitários dos ATVs da marca, seu estilo é mais comportado e “quadradão”, diferentemente da linha esportiva, com aspecto mais moderno.
O painel é digital de fácil leitura e traz informações principais do funcionamento mecânico e elétrico do veículo. Com o objetivo de baixar o centro de gravidade, o tanque de combustível está localizado no centro do veículo e tem capacidade para 20 litros.
Com peso a seco de 274 kg, o Yamaha Grizzly consegue puxar 550kg de reboque, ou carregar até 45 kg no bagageiro dianteiro e 85 kg no traseiro. Nada mal se levarmos em conta o porte compacto do veículo.
Na ciclística o Grizzly 700 tem quadro em estrutura tubular em aço. As suspensões são do tipo trapézio duplo independente na dianteira e na traseira. Os freios são a disco hidráulico nas quatro rodas, com pneus preparados para piso misto de 12 polegadas.
Disponível nas cores verde, azul, vermelho e camuflado, o Grizzly 700 já está disponível no mercado brasileiro. O preço sugerido nas redes de concessionárias é de R$ 34.728.
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário