Brasileiros otimistas para o Dakar

Jean Azevedo lutará para chegar entre os cinco primeiros na categoria motos.

Por Leandro Alvares

Klever Kolberg e os irmãos André e Jean Azevedo estão em contagem regressiva e bastante ansiosos para iniciarem a disputa de mais uma edição do Rally Dakar. Os pilotos da equipe Petrobras concederam uma entrevista coletiva na tarde de terça-feira, em São Paulo, onde revelaram com bom humor os objetivos para a mais charmosa prova off-road do planeta, que acontecerá entre os dias 6 e 21 de janeiro.

“O Brasil completa 20 anos nesta ‘brincadeira’ e com boas condições de estar entre os destaques; no meu caso acredito que na lista dos dez primeiros colocados”, disse Kolberg, que apesar de competir atualmente na categoria carros teve o início da trajetória na competição como corredor de moto.

Situação semelhante vive André, que hoje aparece entre os favoritos ao título nos caminhões. “Teremos muitos brasileiros participando desta vez, o que representa uma ótima notícia para o país e para nós, afinal  serão mais amigos por perto lá no deserto africano”, ressaltou.

Hexacampeão Brasileiro de Rally Cross Country, Jean Azevedo embarcará em pleno Natal para a Europa, rumo ao seu nono Dakar. “Até o dia 25 eu consigo continuar os treinos normais por aqui, de preparação física, além de andar mais um pouco de moto. Depois, quando chegar a Portugal, é só manter o condicionamento físico”, afirmou.

A dedicação de Jean foi intensa ao longo da temporada. O brazuca disputou duas etapas do Mundial de Rally — no Egito e no Dubai — e ainda realizou uma maratona de testes no Chile, no famoso deserto do Atacama.

“Se este vai ser o meu melhor ano eu não sei, mas que eu me preparei melhor isso é bem verdade”, destacou. “O problema é que o Dakar é uma caixinha de surpresas, pode acontecer qualquer coisa. Eu trabalhei para conseguir um ótimo resultado em 2007, mas só vou saber se vai ser assim quando a prova começar”.

No ano passado, Jean foi apontado pela organização como um dos nove favoritos à vitória. O desfecho, no entanto, não foi dos melhores, com o abandono do competidor na 13ª etapa. Para 2007, o piloto traçou uma meta realista de estar entre os cinco primeiros colocados.

“Tenho 30% de chances de ser quarto ou quinto. Para mim, a vitória vai ser decidida entre o espanhol Marc Comá, atual campeão Mundial de rali e vencedor do último Dakar 2006, e o francês Cyril Després, outra fera que venceu o Rally dos Sertões neste ano”, analisou.

Sobre os perigos da prova, Jean garantiu estar mais do que ciente dos riscos. “É algo que todos os pilotos têm de enfrentar. Temos que saber lidar com isso, pois é algo que sempre pode acontecer, pelo fato de ser uma competição de velocidade em meio ao deserto”.

O corredor da KTM aproveitou também para revelar o seu pedido de Natal. “Espero que seja um rali bom para todos, especialmente para os brasileiros. E que eu não sofra problemas mecânicos, tampouco acidentes, e ainda consiga chegar até Dakar, o que não fiz neste ano. O resultado será uma conseqüência”.

Quanto ao futuro, Azevedo pode trazer boas novidades para o Brasil. “Ainda não me planejei, mas posso afirmar que eu pretendo disputar a temporada completa do mundial de rally. Se isso acontecer, contudo, será difícil conciliar minha participação no Campeonato Brasileiro. Quando eu voltar do Dakar discutirei melhor os planos. Somente adianto que eu vou atrás de desafios novos”, finalizou

Além de Jean, o Brasil contará com Dimas Mattos, Carlos Ambrósio e Silvio Barros no comboio de 250 motocicletas que largarão em Lisboa rumo aos 8.696 km do Rally Dakar. O percurso será dividido em 15 etapas, totalizando 5.010 km de trechos cronometrados.

Confira a ficha técnica da moto de Jean Azevedo:
Marca : KTM
Modelo / versão: LC4 Rally
Motor: 697 cilindradas
Potência: 78 HP
Suspensão: WP
Peso tanque vazio: 150 kg
Peso tanque cheio (37 litros): 185 kg
Tipo: 4 tempos
Número de cilindro: Um
Sistema Refrigeração: Líquida - dois radiadores
Transmissão: Cinco marchas
Pneu Traseiro: Pirelli MT 21 Heavy Dutty
Pneu Dianteiro: Pirelli MT 18 Heavy Dutty
Lubrificante: GP Lubrax

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br