Yamaha fatura 24 Horas de Le Mans com direito a dobradinha

Equipes oficiais Yamaha disputaram a ponta durante toda a prova

Por Alexandre Ciszewski

Aconteceu no último fim de semana as 24 Horas de Le Mans para motocicletas, a segunda etapa do Mundial de Endurance (EWC World Championship). Quem levou a melhor na prova foram as equipes oficiais Yamaha EWC GMT94 e EWC YART, que fizeram dobradinha, em primeiro e segundo lugar no pódio, respectivamente, na França.

Durante toda a prova, as duas equipes dois times dispuitaram com diferenças de tempo menores que um minuto, e terminaram 11 voltas à frente dos demais competidores da categoria. Antes de completar as 860 voltas, a equipe Yamaha GMT94, formada por David Checa (ESP), Niccolò Canepa (ITA) e Mike Di Meglio (FRA), viveu um drama. Canepa teve febre durante a noite, e mesmo assim continuou pilotando até as nove horas da manhã, quando então passou o comando aos seus dois companheiros de equipe para que completassem as sete horas finais de disputa.

A EWC YART, que teve como pilotos Broc Parkes (AUS), Marvin Fritz (ALE) e Kohta Nozane (JAP), liderou a corrida por 20 horas, quando começou a perder ritmo de prova. A equipe descobriu somente tarde demais, na troca de pilotos, que acidentalmente o mapeamento da R1 tinha sido alterado para condição de chuva, resultando em uma entrega menor de potência. O time GMT94 assumiu a ponta e conquistou a vitória, deixando a YART em segundo lugar, distante 19.819 segundos.

“Se tínhamos que brigar pelo título com alguém, eu queria que fosse com Mandy (Mandy Kainz – chefe da equipe YART), que é meu amigo. E foi o que aconteceu. Estou muito feliz por ele e como provou que sua equipe é incrivelmente forte e profissional, ele merecia a batalha que tivemos. O seu time de pilotos estava muito forte, e era importante que nós tivéssemos também um trio forte para competir", disse Christophe Guyot, Chefe da equipe GMT94. "Mike, David e Niccolò foram incríveis, e eu acho que os pilotos de ambas as equipes foram os melhores da corrida. Foi uma prova de dois times pela ponta - GMT e YART. A única motocicleta que era impossível alcançar era a R1 da YART! Seu ritmo era inacreditável. Tentamos muitas estratégias e levou 20 horas para alcançarmos a liderança. Parabéns a eles e à Yamaha porque para que a disputa fosse dessa forma, precisávamos de uma moto incrível, forte, confiável e rápida. Este sucesso de hoje é sinal de todo o trabalho da família Yamaha. Trabalhando juntos, em equipes, compartilhamos dados e aprendizagens para que possamos todos ser mais competitivos. Finalmente, obrigado à minha equipe que trabalhou incansavelmente durante o fim de semana para conquistarmos essa vitória”, finalizou ele.

“Estou muito orgulhoso pelo resultado dos meus pilotos e da minha equipe. Todos deram o máximo que puderam e durante 20 horas de corrida fomos imbatíveis. Infelizmente nós tivemos uma mudança acidental no mapeamento da moto para condição de chuva, mesmo com a pista seca, e isso nos prejudicou bastante", contou Mandy Kainz, Chefe da equipe YART. "Acho que sem esse incidente, o resultado da prova poderia ter sido diferente. Nossos dois jovens pilotos que nunca estiveram aqui, mostraram estar em um nível impressionante. A R1 foi uma moto perfeita, não só por nos manter na ponta por 20 horas, mas por colocar as duas equipes Yamaha, 11 voltas à frente de qualquer outra, e isso diz muito. Parabéns a Christophe (Christophe Guyot – chefe da equipe GMT94) e à equipe GMT94, eles fizeram uma corrida incrível, e a emocionante batalha entre os times Yamaha vai ser lembrada por muito tempo”, completou.

A terceira etapa do Mundial de endurance acontece na Alemanha, no dia 20 de maio, com as 8 Horas de Oschersleben.

Resultado Final - 24 Heures Motos

1. GMT Yamaha Official EWC Team - Yamaha YZF-R1 - 860 laps 24:04:27
2. YART Yamaha Official EWC Team- Yamaha YZF-R1 - 860 laps +19.819
3. Team SRC Kawasaki - 848 laps +12 lps
4. Suzuki Endurance Racing Team - 848 laps +12 lps
5. F.C.C. TSR Honda - 843 laps +17 lps
6. Tati Team Beaujolais Racing - 837 laps +23 lps
7. Moto AIN CRT - Yamaha YZF-R1 - 834 laps +26 lps
8. Maco Racing Team - Yamaha YZF-R1 - 831 laps +29 lps
9. Yamaha Viltaïs Experience - Yamaha YZF-R1 - 829 laps +31 lps
10. AM Moto Racing Competition - 824 laps +36 lps

Classificação EWC World Championship


1. Suzuki Endurance Racing Team - 95 points
2. TEAM SRC KAWASAKI - 92
3. GMT Yamaha Official EWC Team - 71
4. F.C.C. TSR Honda - 67
5. YART Yamaha Official EWC Team - 62
6. MACO RACING Team Yamaha - 54
7. EVA RT WEBIKE TRICK STAR - 53
8. Tati Team Beaujolais Racing - 48
9. MOTO AIN CRT Yamaha - 48
10. Yamaha Viltaïs Experience - 38

 

Fotos: Divulgação/Yamaha Racing


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br