SBK Brasil abre temporada 2017 na pista de Interlagos
Primeira etapa da tradicional competição de motovelocidade acontece neste domingo (23/04) com a promessa de grandes pegas na pista paulistana
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
As motos mais velozes do país estão de volta para as disputas da temporada 2017 do Superbike Brasil, com a realização da etapa de abertura neste domingo (23 de abril), no Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo.
Ao todo serão oito etapas, com seis corridas programadas para o circuito paulistano, considerado o mais importante do país. Pilotos brasileiros e estrangeiros vão estar em ação, entre eles Diego Faustino (foto), Eric Granado e José Luiz Cachorrão, que formam a Equipe Honda e disputam a categoria Superbike Pro, a principal da competição, com motos Honda CBR 1000RR Fireblade. A corrida marca também o retorno de Alexandre Barros às pistas.
Faustino foi campeão das duas últimas temporadas, mas sabe que terá de acelerar muito para conquistar mais um título. “Será um ano bem difícil. A gente já viu que o Eric vem forte. Hoje ele é o piloto mais experiente no Brasil, pois compete também no Exterior, e vamos ter de batalhar muito para chegar nele. Pretendo ganhar corridas e brigar pelo título”, afirmou.
Eric Granado, atual campeão da 600cc, disputará a Superbike Pro (motos de 1000cc) pela primeira vez. “Estou treinando muito. Fiquei duas semanas na Europa me preparando. O importante é manter os pés no chão, saber que essa é a minha primeira temporada na categoria, que a moto é nova e que será um novo desafio. Vou dar o meu melhor sempre e tentar vencer”, declarou.
Cachorrão, além de disputar as posições na pista, ainda é o chefe da Equipe Honda. “Será uma temporada com muitas novidades, inclusive na Honda. Temos o Eric Granado, que na pré-temporada andou muito rápido e ganhou corrida (segunda etapa da Copa Pirelli), o Diego, que sabe que terá de treinar ainda mais para se manter no topo e eu, que vou me dedicar muito, pois não quero ficar para trás”, planejou.
Alexandre Barros, 46 anos, o principal piloto de motovelocidade do Brasil, também estará na pista. Ele comanda a Equipe Alex Barros e terá como companheiro o argentino Diego Perluigi, que em 2016 venceu três corridas no Superbike. Eles também vão utilizar motos Honda CBR 1000RR.
Outra atração do Superbike Brasil é Honda Junior Cup. A categoria escola é disputada por garotos e garotas a partir dos 8 anos. Eles aceleram motos Honda CG 160cc especialmente adaptadas para a pista com grafismos e carenagens semelhantes às da categoria principal. A intenção é formar o futuro do motociclismo brasileiro.
O SuperBike Brasil é o programa ideal para o final de semana. Além das corridas, o público contará com show de manobras, food trucks, visitação aos boxes e telões para acompanhar as disputas.
Ao término da competição, os fãs poderão realizar um sonho: dar uma volta na pista de Interlagos com a própria moto. Uma oportunidade única de descer o S do Senna, passar pelo Laranjinha, contornar o Bico de Pato e fazer as curvas mais famosas do circuito. A atividade será guiada e, para participar, é necessário ser maior de 18 anos, ter habilitação, estar com a própria moto, capacete e de sapato fechado.
Na temporada deste ano, diversos pilotos encaram as pistas pela primeira vez nas novas categorias SuperBike Escola e SuperStock Escola, criadas especialmente para atender quem deseja entrar no mundo das corridas com respaldo e segurança. O suporte garante aos pilotos habilidade e confiança para evoluir para as demais classes.
As categorias SuperStock e Stock 600cc também entram no campeonato garantindo disputas acirradas com motos praticamente originais (são permitidos apenas ajustes visando à segurança). A primeira classe é uma divisão da principal, a SuperBike, na qual os pilotos semiprofissionais correm em motos de 1000cc. A segunda é para pilotos iniciantes que desejam crescer na disputa. Ambas também são uma forma mais econômica de participar do campeonato, visto que não há muitas mudanças na moto.
A SuperBike também chega com novidades importantes para 2017 e promete fortes emoções. Entre destaques está à volta do veterano Alexandre Barros, um dos maiores pilotos brasileiros em competições de motovelocidade, que retorna depois de 10 anos longe das pistas. Considerado um dos favoritos, há grande expectativa para a volta do piloto.
Eric Granado, uma das mais jovens promessas, fará a sua estreia no SuperBike 1000cc neste domingo, pela equipe Honda. Com apenas 20 anos, o piloto já coleciona títulos em diversas categorias do campeonato, como o de atual campeão SuperSport.
A temporada também pode terminar com um tetracampeão. Diego Faustino, que saiu vencedor em 2012, 2015 e 2016, tenta dominar mais uma vez a categoria principal para faturar o terceiro título consecutivo. José Carlos Cachorrão, Diego Perluigi, Maico Teixeira, Wesley Gutierrez e Danilo Lewis também entrarão fortes na briga pela primeira colocação.
Foto: William Lucas/Vipcomm
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário