WSBK: Haslam e Haga vencem na Espanha

O piloto da Suzuki levou a primeira bateria. Já ''Nitro-Nori'' venceu a segunda prova.

Por Roberto Brandão

Noriyuki Haga conquistou uma impressionante primeira vitória da temporada do Mundial de Superbike, superando uma largada ruim e o tempo agregado de uma corrida divida em duas partes para igualar a vitória em Valência.

A prova foi disputada sob condições diferentes, levando-se em conta os tempos agregados das duas relargadas e, portanto, concentrando a batalha pela vitória mais nas tabelas de tempo do que diretamente no circuito.

Desta forma, enquanto Haga seguia confortavelmente à frente, na pista, a diferença entre ele e Carlos Checa, que liderava no tempo agregado na relargada, mas terminou em terceiro no final - ia se aproximando consideravelmente.

O que ocorreu foi uma volta final cheia de suspense, com Haga iniciando-a apenas 0s120 à frente de Checa e o espanhol tentando encontrar um pouco mais de um décimo de segundo para que o resultado voltasse a seu favor. Entretanto, apesar de ter sido mais rápido na volta final, não foi o suficiente, pois as planilhas de tempo atualizadas revelaram Haga como o vencedor por 0s025.

Um encerramento de gala para um final de semana que se apresentava tranquilo para a equipe Ducati de fábrica, Haga recuperou-se bem no início da primeira largada, pulando da 11ª para a quinta posição, quando as bandeiras vermelhas interromperam a prova.

O motivo da interrupção foi um feio acidente envolvendo Simon Andrews e Vittorio Iannuzzo na reta principal, com Andrews assustando a todos, uma vez que se embolou e foi arremessado por sua Kawazaki no muro dos boxes. Ambos os pilotos foram levados ao Centro Médico, mas foram liberados sem ferimentos mais sérios.

Com a decisão de se reiniciar a corrida, valendo as voltas, posições e tempos da primeira largada, em vez de recomeçar do início, Checa possuía uma vantagem de 0s658 sobre Jonathan Rea, seguido por Max Biaggi, Sylvaim Guintoli, Haga e Leon Haslam, o vencedor da primeira bateria, tendo sido remanejado na ordem inversa de sua classificação. Haga, neste momento, possuía uma desvantagem de 1s2 para alcançar Checa.

No reinício, foi uma lavada da Aprilla, com Biaggi na frente, seguido por seu companheiro de equipe Leon Camier, que realizou uma proeza, pulando de sétimo para a segunda colocação, antes de tomar a liderança do italiano na Curva 3.
 
Aproveitando-se da liderança, Camier utilizou toda a vantagem de ter pista limpa à frente, avançando de sétimo para terceiro nos tempos agregados, apesar de permanecer mais de um segundo apartado de Checa – que neste momento corria em terceiro – e Biaggi segundo na pista e nas planilhas de tempos. Enquanto isso, Haga avançava para a quarta posição, ultrapassando Rea e Guintoli, o francês perdendo posições após uma largada ruim.

A partir daí, o trio começou a estabelecer vantagem sobre seus rivais, - incluindo Haga -, com Camier ditando um ritmo muito forte, tendo a disputa de Biaggi e Checa atrás de si.
As frustradas tentativas de Biaggi, que não conseguia ultrapassar Camier, perdendo a oportunidade de colocar uma confortável distância entre si e o líder Checa, permitia a seu rival manter-se à distância, controlando a diferença de tempos agregados.

Checa aproveitou-se ainda mais, quando na sétima volta ultrapassou Biaggi, apesar do piloto da Aprilla reconquistar a posição na volta de número 10.

Entretanto, as esperanças de Camier de um resultado dos sonhos desapareceram na volta 12 quando ele perdeu o controle de sua RSV-4 na entrada da curva doze, o campeão da BSB sofrendo sua segunda decepção do dia.

Sua saída abriu a oportunidade para Biaggi e Checa seguirem à frente e cimentarem as duas primeiras posições nos tempos agregados, mas agora estavam sendo perseguidos por Haga que encontrara um ritmo impressionante nos meados da corrida e vinha alcançando o grupo dos líderes.

Apesar disto, ele precisava ultrapassar e abrir vantagem sobre os dois que iam à sua frente, para terminar vitorioso e ele não perdeu tempo para mergulhar e ultrapassar tanto Checa, quanto Biaggi, na mesma volta.

Demorou apenas mais três voltas para conseguir colocar 1,2 segundos de vantagem entre ele e Biaggi, que vinha em segundo e Checa que caíra para a terceira colocação.

No entanto, Haga não conseguia abrir mais vantagem para seus rivais, que o perseguiam, sabendo que, para eles, não era necessário ultrapassar a Ducatti para vencê-lo.

Esta, inicialmente, parecia ser a estratégia de Biaggi, inclusive colocando-o por alguns instantes na liderança geral da prova, por milésimos de segundos. Mas era Checa quem parecia renovar suas forças e voltava a atacar, reduzindo a diferença para um pouco mais do que um décimo de segundo, quando entraram para a última volta.
 
Precisando apenas de ser um pouco mais rápido do que Haga para sair com a vitória na corrida, mesmo chegando em terceiro na pista, manteve a audiência segurando o fôlego para constatar ao final que Haga havia feito o suficiente para vencer com diferença mínima.

Checa viu seu desejo de contos de fada de vencer em sua casa transformar-se numa recepção festiva para Haga, cuja vitória veio após uma dose de suspense e de um começo de ano muito difícil até o momento.

Quase esquecido entre os dois, Biaggi garantiu op terceiro lugar geral, a apenas 0,3 segundos de sua terceira vitória no ano. O fato de não conseguir esta vitória foi uma boa notícia para Haslam que teve de batalhar seu caminho para chegar em quarto lugar, após o mal começo nas baterias 1 e 2.

Eventualmente, ele conseguiu chegar à frente do “bando britânico” na pista, marcando uma série de voltas rápidas, que o fez pular nas tabelas de tempos pára o quarto lugar. Apesar de ser sua primeira corrida do ano fora do podium, ele deixa a Espanha com uma diferença, na liderança, de 18 pontos sobre Biaggi.
 
A batalhas do quinto ao nono lugares apresentaram Shane Byrne em quinto, à frente de Rea, James Toseland, Guintoli e Cal Crutchow, na pista. Porém, na soma dos tempos, a proximidade entre os pilotos na linha de chegada, significou Rea em quinto, seguido de Guintoli, Toseland, Byrne e Crutchow.

Jakub Smrz completou sua primeira dupla de baterias em uma corrida este ano, à frente de Ruben Xaus que soube irar vantagem dos problemas de Troy Corser na BMW, obtendo a 11ª posição, deixando o australiano, que havia chegado em quarto na primeira prova, na 12ª posição.

Lorenzo Lanzi e Luca Scassa foram 13º e 14º, enquanto Tom Sykes somou mais um ponto para sua Kawasaki, chegando em 15º
 
Resultados:
Primeira Bateria

1) Leon Haslam (ING/Alstare Suzuki) 23 voltas
2) Max Biaggi (ITA/Aprilia Alitalia), + 1s757
3) James Toseland (ING/Yamaha Sterilgarda), + 3s621
4) Troy Corser (AUS/BMW Motorrad), + 4s209
5) Noriyuki Haga (JAP/Ducati Xerox 1198 +4.378s
6) Jonathan Rea (ING/Ten Kate Honda), + 9s834
7) Cal Crutchlow (ING/Yamaha Sterilgarda), + 10s466
8) Lorenzo Lanzi (ITA/DFX Ducati), + 16s080
9) Sylvain Guintoli (FRA/Alstare Suzuki), + 18s382
10) Jakub Smrz (CZE/PATA B&G Racing Ducati), + 18s589
11) Tom Sykes (ING/Kawasaki SRT), + 22s903
12) Ruben Xaus (ESP/BMW Motorrad), + 25s203
13) Max Neukirchner (ALM/Ten Kate Honda), + 25s676
14) Luca Scassa (ITA/Team Supersonic Ducati), + 26s606
15) Andrew Pitt (AUS/Reitwagen BMW), + 43s797

Segunda Bateria:
1) Noriyuki Haga (JAP/Ducati Xerox), 23 voltas
2) Carlos Checa (ESP/Althea Ducati), + 0s025
3) Max Biaggi (ITA/Aprilia Alitalia), + 0s299
4) Leon Haslam (ING/Alstare Suzuki), + 10s100
5) Jonathan Rea (ING/Ten Kate Honda), + 12s811
6) Sylvain Guintoli (FRA/Alstare Suzuki), + 13s459
7) James Toseland (ING/Yamaha Sterilgarda), + 14s845
8) Shane Byrne (ING/Althea Ducati), + 14s861
9) Cal Crutchlow (ING/Yamaha Sterilgarda), + 15s202
10) Jakub Smrz (CZE/PATA B&G Racing Ducati), + 18s071
11) Ruben Xaus (ESP/BMW Motorrad), + 25s179
12) Troy Corser (AUS/BMW Motorrad), + 26s116
13) Lorenzo Lanzi (ITA/DFX Ducati), + 30s189
14) Luca Scassa (ITA/Team Supersonic Ducati), + 30s387
15) Tom Sykes (ING/Kawasaki SRT), + 35s741

Classsificação Geral:
1) Leon Haslam, 123 pontos
2) Max Biaggi, 105
3) Carlos Checa, 80
4) Noriyuki Haga, 79
5) Jonathan Rea, 60


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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