WSBK: Crutchlow faz a pole em Valência

O piloto da Yamaha largará na ponta para a 3ª etapa da competição, na frente de Checa e Biaggi.

Por Roberto Brandão

Cal Crutchlow conquistou a segunda pole consecutiva no campeonato Mundial de Superbike, dessa vez em Valência, e superou os pilotos Carlos Checa e Max Biaggi.

O piloto da Sterilgarda Yamaha era apenas o décimo quinto piloto mais rápido no Q2, antes de ir para a Superpole, mas sua volta rápida de 1min33s615 foi o suficiente para garantir o primeiro lugar no grid de largada.

Na verdade, embora tenha ficado quarto décimos abaixo do record estabelecido por Ben Spies na temporda passada, Crutchlow permaneceu dois décimos mais rápido que Checa.

Com Checa marcando o ritmo durante a Q1 e Biaggi dominando a Q2, sua presença na segunda e terceira colocações não foi uma surpresa como a pole position de Crutchlow.

Atrás dos três melhores, o líder do campeonato Leon Haslam suportou uma sessão um pouco estressante após sofrer para entrar na Superpole com uma volta mais rápida em sua última tentativa.

A situação ficou ainda mais confusa quando as telas que apresentavam os tempos não se atualizaram e mostravam Haslam fora dos pilotos qualificados.

Mesmo assim o erro foi rapidamente consertado e quando as planilhas de tempo surgiram atualizadas na tela, apresentaram surpresas com alguns nomes de fora, incluindo James Toseland em nono – desqualificado por apenas um milésimo de segundo -, Michel Fabrizio em décimo e Noriyuki Haga em décimo primeiro.

De outro lado, Troy Corser colocou sua BMW na melhor posição de largada de sua história, em quinto, enquanto Sylvain Guintoli, em sexto, apresentava uma virada surpreendente, após um final de semana discreto até o momento. Jonathan Rea e Lorenzo Lanzi, que caiu no final da seção, conquistariam as últimas vagas, em sétimo e oitavo, respectivamente.

Mais distantes, Shane Byrne e Jakub Smrz – terceiro e quarto favoritos para a Superpole – obtiveram um desapontante 12º e 14º lugares, enquanto as promessas de Leon Camier de melhorar seus desempenhos nos treinos, caíram por terra com um décimo terceiro lugar.

Luca Scassa irá larger na 15ª posição com sua Supersonic Ducatti, equipe não-oficial, à frente de Max Neukirchner em 16º, quando o motor de sua Ten Kate Honda estourou de maneira espetacular na reta principal.

Antes da SP2, Ruben Xaus foi outro eliminado por apenas um milésimo de segundo, em 17º, com Tom Sykes e Andrew Pitt em 18º e 19º, enquanto Sheridan Morais foi o vigésimo, após não conseguir marcar tempo, devidoi a uma queda.

A prova acontecerá na manhã de domingo, e será transmitida ao vivo pelo canal de TV por assinatura, BandSports, a partir das sete horas da manhã.


Resultados:
1) Cal Crutchlow (ING/Yamaha Sterilgarda), 1min33s615
2) Carlos Checa (ESP/Althea Ducati), 1min 33s840
3) Max Biaggi (ITA/Aprilia Alitalia), 1min33s860
4) Leon Haslam (ING/Alstare Suzuki), 1min 33s961
5) Troy Corser (AUS/BMW Motorrad), 1min34s059
6) Sylvain Guintoli (FRA/Alstare Suzuki), 1min34s073
7) Jonathan Rea (ING/Ten Kate Honda), 1min34s235
8) Lorenzo Lanzi (ITA/DFX Ducati), 1min34s261
9) James Toseland (ING/Yamaha Sterilgarda), 1min33s988
10) Michel Fabrizio (ITA/Ducati Xerox), 1min34s021
11) Noriyuki Haga (JAP/Ducati Xerox), 1min34s100
12) Shane Byrne (ING/Althea Ducati), 1min34s246
13) Leon Camier (ING/Aprilia Alitalia), 1min34s273
14) Jakub Smrz (CZE/PATA B&G Racing Ducati), 1min34s280
15) Luca Scassa (ITA/Supersonic Ducati), 1min34s730


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br