MotoGP: Stoner dominou os treinos livres

O australiano ficou na frente de Lorenzo e Rossi, no primeiro evento da temporada 2010.

Por Roberto Brandão

O campeão Mundial da MotoGP de 2007, Casey Stoner, dominou os treinos livres da noite de sexta feira para o Grande Prêmio do Catar, no primeiro evento da temporada 2010.

Vencedor das últimas três edições do Grande Prêmio no deserto, e o mais rápido nos últimos testes pré temporada há duas semanas, não foi uma surpresa tão grande ver o piloto da Ducati no topo da tabela de tempos com o novo motor “big bang” da Desmosedici.

Apenas 0s049 mais rápido que Valentino Rossi nos testes pré temporada, Stoner abriu 0s906 do sete vezes campeão da MotoGP na metade da sessão dos treinos livres, uma vantagem que manteve até os 15 minutos finais, quando Rossi baixou a diferença para 0s650.

 Rossi baixou mais um décimo, porém, isso não foi o suficiente para parar seu companheiro de equipe ainda um pouco lesionado, Jorge Lorenzo, que superou o italiano e assumiu a segunda colocação nos minutos finais.

Vice de Rossi na temporada passada, Lorenzo assegurou o segundo melhor tempo, mesmo tendo sofrido uma queda com sua M1, e marcou uma volta a 0s536 de Stoner.

O espanhol, que fraturou sua mão durante um acidente nos treinos de inverno, saiu ileso da queda e terminou a sessão 0s002 na frente de Rossi, um resultado que poucos previam.

Andrea Dovizioso defendeu o seu recém adquirido status como o melhor piloto da Honda com um quarto lugar final, embora tenha ficado 1s198sec atrás de Stoner, com o companheiro de equipe do australiano, Nicky Hayden, colocando a segunda Desmosedici na quinta colocação.

O atual campeão Mundial de Superbike, Ben Spies, segurou a terceira posição na metada da sessão dos treinos livres, antes de cair para o sexto lugar com sua Monster Yanaha Tech 3 no final do dia. O norte-americano foi o melhor novato e o melhor piloto de uma equipe satélite.

O novo contratado da Rizla Suzuki, Alvaro Bautista, foi a surpresa da sessão conquistando o sétimo melhor tempo na sua estréia na MotoGP, enquanto o piloto da LCR Honda, Randy De Puniet, brigou pelas posições da ponta antes de ficar na oitava posição.  

A Pramac Ducati de Mika Kallio e a Aspar Ducati de Hector Barbera completaram os dez melhore, com o novato Barbera satisfeito com sua performance.

Em contraste, o companheiro de equipe de Dovizioso na Repsol Honda, Daniel Pedrosa, que terminou o último teste pré temporada num ruim décimo terceiro lugar e 1s5 fora do ritmo, foi o décimo primeiro e 1s6 fora do ritmo na noite dessa sexta feira.

O espanhol vem lutando com alguns problemas depois que a HRC deixou de utilizar suspensões Showa e passou a usar Ohlins, mas ao menos, ficou somente meio segundo atrás de Dovizioso.

 Loris Capirossi, que caiu e abandonou a prova noturna chuvosa do ano passado, mais uma vez teve dificuldades no circuito de Losail, e foi ao chão depois de perder a frente de sua Rizla Suzuki, restando ainda um terço da sessão.

O italiano, que iniciará seu 300º Grande Prêmio no campeonato Mundial de motovelocidade neste domingo, estava na décima primeira posição quando caiu, mas terminou a hora de treinos na décima terceira colocação.

Entre Pedrosa e Capirossi, ficou o melhor piloto satélite de 2009, Colin Edwards, que se manteve logo atrás de seu companheiro de equipe, Spies, com dez minutos para o fim, antes de perder várias colocações.

O novato da San Carlo Honda Gresini, Marco Simoncelli, podia ter conquistado um pior resultado que a décima quarta posição, após uma tórrida pré temporada. O italiano, pelo menos superou Aleix Espargaró, o experiente Marco Melandri e o novato da Interwetten Honda, Hiroshi Aoyama.

O grid de largada para a etapa de abertura do campeonato Mundial de Motovelocidade será definido na noite de hoje. A prova no domingo será transmitida pelo canal de TV por assinatura, SporTV2, e segundo a programação do próprio canal, iniciará a partir das 14hs.

Resultado:
1) Casey Stoner (AUS/Ducati Marlboro), 1min55s500
2) Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), 1min56s026
3) Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), 1min56s028
4) Andrea Dovizioso (ITA/Repsol Honda), 1min56s698
5) Nicky Hayden (EUA/Ducati Marlboro), 1min56s793
6) Ben Spies (EUA/Monster Yamaha Tech 3), 1min56s818
7) Alvaro Bautista (ESP/Rizla Suzuki), 1min56s998
8) Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), 1min57s031
9) Mika Kallio (FIN Pramac Racing), 1min57s059
10) Hector Barbera (ESP/Paginas Amarillas Aspar), 1min57s105
11) Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 1min57s133
12) Colin Edwards (EUA/Monster Yamaha Tech 3) 1min57s167
13) Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), 1min57s363
14) Marco Simoncelli (ITA/San Carlo Honda Gresini), 1min57s535
15) Aleix Espargaro (ESP/Pramac Racing), 1min57s605
16) Marco Melandri ITA San Carlo Honda Gresini 1min58s035
17) Hiroshi Aoyama (JAP/Interwetten Honda), 1min58s082


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br