WSBK: Biaggi venceu e assumiu a liderança

O piloto da Aprilia beneficiou-se com o abandono nas duas provas de Carlos Checa e tomou a primeira posição de Leon Haslam.

Por Roberto Brandão

Max Biaggi assumiu a liderança do campeonato Mundial de Superbike pela primeira vez na temporada, após conquistar a dobradinha na etapa norte americana, no circuito Miller Motorsports, nessa segunda feira.

Biaggi parecia estar a caminho da segunda colocação, já que perseguia Carlos Checa na primeira prova, até que faltando duas voltas para o final, o espanhol teve de abandonar a corrida por conta de problemas técnicos. Biaggi só conduziu para a vitória.

Entretanto, pela segunda vez no dia, o espanhol deixou seus rivais se aproveitarem de mais uma desgraça. Checa teve que abandonar a segunda prova após problemas técnicos na volta oito, deixando assim a vitória para Biaggi.

O dia de Biaggi, que já estava muito bom, ficou melhor alguns instantes depois, quando Leon Haslam, que até o momento liderava o campeonato por 15 pontos, errou e caiu de sua Suzuki.

Um excelente dia para a Aprilia, já que Leon Camier colocou a equipe nas duas primeiras posições pela primeira vez no WSBK, e depois de alcançar e ultrapassar Troy Corser teve de resistir às pressões de Cal Crutchlow.

Após o cruel abandono duas voltas antes da bandeirada da primeira prova, um Checa mais determinado não perdeu tempo em estampar sua autoridade na segunda bateria, e desafiou a boa largada de Biaggi freando mais tarde na curva e tomando a liderança da prova.

Neste momento, Biaggi ficou na segunda posição, com Corser em terceiro após conquistar uma ótima largada, saindo da décima quinta posição do grid. Camier estava na quarta posição, com Ruben Xaus em quinto. Haslam, enquanto isso, estava na décima colocação após ficar preso no tráfego nas primeiras curvas.

Com uma liderança de mais de um segundo no fim da volta dois, Checa já parecia estar fazendo as pazes com sua Althea Ducati. 

Entretanto, tendo sido forçado a parar por conta de um cabo estourado do acelerador na primeira prova, a má sorte de Checa o golpeou novamente no fim da sétima volta, e enquanto sua moto ia ficando pelos cantos, o espanhol, claramente chateado, bateu em sua moto.

O abandono de Checa promoveu Biaggi à primeira posição pela segunda vez no dia, mas o que acontecia atrás do italiano é o que foi mais importante para a classificação geral do campeonato.

A corrida de Haslam ia como planejado até então. O piloto da Suzuki passou por James Toseland, Noriyuki Haga, Jonathan Rea e Ruben Xaus para assumir a quinta posição ao fim da sétima volta.

No entanto, no momento em que ele se aproximou da briga pela segunda colocação, Haslam cometeu seu primeiro grande erro na temporada. O britânico perdeu o controle de sua Suzuki Alstare na curva e caiu. Aparentemente não machucado, o piloto ainda tentou montar em sua GSX-R1000, mas enfim admitiu sua primeira derrota numa temporada perfeita que estava fazendo até agora.

Com Haslam fora da disputa, as atenções voltaram para os três pilotos brigando pela segunda, terceira e quarta colocações, com Corser liderando Camier e Crutchlow, que fez progressos após uma péssima largada.

Corser ficou confortavelmente em sua posição por boa parte da prova, mantendo Camier a uma distância segura. Entretanto, como tem sido evidente em algumas ocasiões nessa temporada, a BMW de Corser começou a cair de rendimento quando a corrida chegou à sua metade, permitindo assim, que Camier se aproximasse e o ultrapassasse.

O atual campeão Britânico de Superbike anunciou sua presença imediatamente tomando a posição de Corser na décima terceira volta, mas Crutchlow demorou uma volta para alcançar a Aprilia de Camier para continuar lutando pela segunda posição.

Porém, Crutchlow não foi capaz de aproximar-se o suficiente para tentar a ultrapassagem em Camier, permitindo que seu compatriota cruzasse a linha de chegada na segunda posição.

Significativamente, o resultado marca a primeira vez que a Aprilia conquista o primeiro e o segundo lugar numa etapa do Campeonato Mundial de Superbike, e junto com o abandono de Haslam, passou para a primeira posição na classificação das fabricantes.

A próxima etapa do Campeonato Mundial de Superbike acontecerá no dia 27 de junho, na República de San Marino, no circuito de Misano.

Resultados 1ª Bateria
1) Max Biaggi (ITA/Aprilia Alitalia), 21 voltas
2) Leon Haslam (ING/Alstare Suzuki), + 4s931
3) Noriyuki Haga (JAP/Ducati Xerox), + 6s432
4) Leon Camier (ING/Aprilia Alitalia), + 8s576
5) Troy Corser (AUS/BMW Motorrad), + 11s150
6) Shane Byrne (ING/Althea Ducati), + 11s243
7) Luca Scassa (ITA/Team Supersonic Ducati), + 12s432
8) Sylvain Guintoli (FRA/Alstare Suzuki), + 15s145
9) James Toseland (ING/Yamaha Sterilgarda), + 16s091
10) Ruben Xaus (ESP/BMW Motorrad), + 16s502
11) Cal Crutchlow (ING/Yamaha Sterilgarda), + 18s719
12) Max Neukirchner (ALM/Ten Kate Honda), + 24s285
13) Tom Sykes (ING/Kawasaki SRT), + 36s479
14) Jonathan Rea (ING/Ten Kate Honda), + 39s700
15) Chris Vermeulen (AUS/Kawasaki SRT), + 41s263
16) Roger Lee Hayden (EUA/Team Pedercini Kawasaki), + 41s881
17) Broc Parkes (AUS/Echo-CRS Honda), + 1min00s427
18) Matteo Baiocco (ITA/Team Pedercini Kawasaki), + 4 voltas



Resultados 2ª Bateria:
1) Max Biaggi (ITA/Aprilia Alitalia), 21 voltas
2) Leon Camier (ING/Aprilia Alitalia), + 5s899
3) Cal Crutchlow (ING/Yamaha Sterilgarda), + 7s363
4) Noriyuki Haga (JAP/Ducati Xerox), + 8s842
5) Troy Corser (AUS/BMW Motorrad), + 9s473
6) Sylvain Guintoli (FRA/Alstare Suzuki), + 12s293
7) Shane Byrne (ING/Althea Ducati), + 12s483
8) Jonathan Rea (ING/Ten Kate Honda), + 15s959
9) Michel Fabrizio (ITA/Ducati Xerox), + 18s897
10) Luca Scassa (ITA/Team Supersonic Ducati), + 20s372
11) Ruben Xaus (ESP/BMWMotorrad), + 26s823
12) Max Neukirchner (ALM/Ten Kate Honda), + 30s344
13) Chris Vermeulen (AUS/Kawasaki SRT), + 33s337
14) Tom Sykes (ING/Kawasaki SRT), + 38s772
15) Broc Parkes (AUS/Echo-CRS Honda), + 44s994



Classificação Geral:
1) Max Biaggi, 257 pontos
2) Leon Haslam, 242
3) Jonathan Rea, 151
4) Carlos Checa, 141
5) Noriyuki Haga, 135


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br