SBK Series: Igor Calura fala com ronco forte da sua moto

Piloto com deficiência auditiva acelera forte e prova que o amor pela motovelocidade supera as dificuldades

Por Paulo Souza

Paulo Souza

A superação das dificuldades enfrentadas para realização de um sonho torna Igor Calura, piloto da categoria 300cc no Superbike Series, um grande exemplo de vida no mundo da motovelocidade. Uma meningite tirou a sua audição aos seis meses de vida, e o fez crescer apenas observando as corridas de motos e sentindo a vibração dos motores.

A paixão pela motovelocidade foi maior que suas dificuldades para competir. Seu pai, Roberto Calura, sempre foi o seu incentivador. Competiu junto com os irmãos em corridas de moto durante a juventude e passou o amor de pai para filho. Sua família da cidade de Sertãozinho no interior de São Paulo, também é apaixonada pelo esporte.

Os problemas encontrados na vida de cada piloto para competir em campeonatos de motovelocidade já são conhecidos para nós brasileiros. A falta de patrocínio é a principal delas. Contudo, no meio deste esporte tão envolvente, existem dificuldades ainda maiores enfrentadas por alguns pilotos.

O fato de não poder ouvir e apenas sentir as vibrações dos motores enquanto está na pista poderia ser um grande problema para o piloto, mas Igor Calura enxergou um lado positivo em sua deficiência, e a utiliza como concentração para competir.  “Isso o ajuda muito, pois ele fica isolado de tudo e ao mesmo tempo se concentra nos conselhos do pai e do preparador”, disse a mãe Marisa Calura.

Aos 11 anos de idade realizou sua primeira corrida, foi em uma prova de motocross, no ano de 1997, com uma moto importada do Japão. “Acho que ele não gostou do "morrão muito alto" e tiveram que o deixar passar pelo lado, aí ele foi para a pista improvisada com uma 50cc”, contou Marisa.

Igor Calura iniciou sua carreira profissional há oito anos, na categoria 125cc, onde conquistou o Campeonato Paulista no ano de 2004. Passou a competir em seguida nas 250cc, e foi o vice-campeão brasileiro em 2008. Atualmente correndo na categoria 300cc, foi o vice-campeão do Racing Festival do ano passado e é o atual líder do Superbike Series da categoria Pró.  A falta de patrocínio faz do pai e dos tios os investidores de sua carreira. Outra pessoa importante em sua carreira é Mércio, preparador de motos da equipe Mototech e seu apoiador.

Aos 25 anos de idade, Calura espera continuar com a boa fase do campeonato para conquistar o título de 2012 e futuramente, conseguir um patrocínio para poder subir mais um degrau na carreira e emplacar na categoria 600cc. “Espero conquistar esse título do Superbike Series e tentar arrumar um patrocínio para subir mais uma categoria. Foi assim durante toda minha carreira subindo cada vez mais para motos maiores, espero alcançar este objetivo”, expressou o piloto, que pretende chegar às motos de 1.000 cc, mesma categoria do seu maior ídolo, Valentino Rossi, campeão sete vezes no Mundial de MotoGP.

“A categoria que ele sonha é na Super Bike 1000cc, mas ele tem consciência de que tem que ir um passo de cada vez e a intenção dele e também a nossa é que ele conquiste o titulo de campeão em todas as categorias, mesmo que demore, tem que ser um passo de cada vez”, completou Marisa Calura.

A paixão pela motovelocidade transforma muitas vidas, surpreende pela emoção, reúne famílias e amigos. Igor Calura é um exemplo de superação, mostrou que as dificuldades podem ser enfrentadas e o resultado, fruto do amor familiar e a paixão pela motovelocidade, é a maior conquista na vida de um jovem “especial”.

Fotos: Vipcomm (divulgação) e arquivo pessoal


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br