SBK Series: As agruras do campeão Dudu Costa Neto
Piloto passou ileso por um acidente espetacular na etapa final do Mobil Pirelli SBK, em Santa Cruz do Sul (RS)
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
O campeão Dudu Costa Neto estava uma vara, andando no pelotão intermediário das corridas da Moto1000 GP e do Mobil Pirelli Superbike, campeonatos que na temporada 2011 visitou com frequência o pódio, e nos quais foi campeão e vice respectivamente.
Faca na boca, à frente da Mobil Rush Racing Team, uma das mais estruturadas equipes nacionais, no entanto, começou a temporada deste ano correndo meio quadrado, após uma cirurgia renal que o castigou nas primeiras etapas. Mas para a etapa final do Mobil Pirelli Superbike, realizada no dia 2 de setembro, em Santa Cruz do Sul (RS), o piloto largou sem dores, enrolando o cabo para voltar à frente do pelotão. E se meteu num salseiro no meio daquele Vietnã que é uma largada com as motos mais poderosas do mundo, indo ao chão a 170 Km/h, e sem saber por quê?
Aconteceu segundos depois da largada, quando já havia passado diversos pilotos e começou a frear para contornar a primeira curva à esquerda. Foi atingido na traseira pelo amigo Matheus Piva, numa BMW S1000RR da equipe Team BMW Brasil. Com a colisão os dois foram arremessados por cima das motos. A prova foi paralisada com bandeira vermelha, em virtude dos danos ocorridos em ambas motocicletas e suas peças espalhadas na pista. Não deu para voltar, nem ele nem o amigo, pelo estrago nas motos.
É nesse momento que a “sorte” recebe ajuda dos equipamentos de segurança, disse Dudu. Ele não sofreu um arranhão sequer, protegido pelos equipamentos obrigatórios de segurança, botas, luvas e macacão, da marca Alpinestars, co-patrocinadora da equipe, como ele fez questão de frisar. Literalmente, disse, a “pele” protetora, junto com o protetor cervical de coluna, da mesma marca. E mais ainda o capacete Arai, marca também co-patrocinadora. Dudu lembra que “mergulhou” de cabeça no asfalto e ainda foi batendo a cabeça até parar. Esse Arai, disse Dudú, com certeza vai para estante dos troféus.
Ao voltar ao box, lamentou, “é uma pena, fiz uma largada incrível e em fração de segundos estava voando de cabeça no chão...” A queda lhe tirou do vice campeonato na categoria Superbike Estreantes, que larga junto com a principal mas tem pontuação separada para pilotos que estão no primeiro ano correndo de 1000 cilindradas.
A equipe Mobil Rush Racing Team, com Dudu e os demais pilotos, leva de novo para o grid de largada no mesmo autódromo de Santa Cruz do Sul, no dia 23 de setembro, só que disputando o outro campeonato, o Moto 1000GP, no qual foi campeão no ano passado.
Fotos: Eduardo D'Alpino e Ricardo Santos/Divulgação
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