SBK Series: As agruras do campeão Dudu Costa Neto

Piloto passou ileso por um acidente espetacular na etapa final do Mobil Pirelli SBK, em Santa Cruz do Sul (RS)

Por Aladim Lopes Gonçalves

O campeão Dudu Costa Neto estava uma vara, andando no pelotão intermediário das corridas da Moto1000 GP e do Mobil Pirelli Superbike, campeonatos que na temporada 2011 visitou com frequência o pódio, e nos quais foi campeão e vice respectivamente. 

Faca na boca, à frente da Mobil Rush Racing Team, uma das mais estruturadas equipes nacionais, no entanto, começou a temporada deste ano correndo meio quadrado, após uma cirurgia renal que o castigou nas primeiras etapas. Mas para a etapa final do Mobil Pirelli Superbike, realizada no dia 2 de setembro, em Santa Cruz do Sul (RS), o piloto largou sem dores, enrolando o cabo para voltar à frente do pelotão. E se meteu num salseiro no meio daquele Vietnã que é uma largada com as motos mais poderosas do mundo, indo ao chão a 170 Km/h, e sem saber por quê?

Aconteceu segundos depois da largada, quando já havia passado diversos pilotos e começou a frear para contornar a primeira curva à esquerda.  Foi atingido na traseira pelo amigo Matheus Piva, numa BMW S1000RR da equipe Team BMW Brasil. Com a colisão os dois foram arremessados por cima das motos. A prova foi paralisada com bandeira vermelha, em virtude dos danos ocorridos em ambas motocicletas e suas peças espalhadas na pista. Não deu para voltar, nem ele nem o amigo, pelo estrago nas motos.

É nesse momento que a “sorte” recebe ajuda dos equipamentos de segurança, disse Dudu. Ele não sofreu um arranhão sequer, protegido pelos equipamentos obrigatórios de segurança, botas, luvas e macacão, da marca Alpinestars, co-patrocinadora da equipe, como ele fez questão de frisar. Literalmente, disse, a “pele” protetora, junto com o protetor cervical de coluna, da mesma marca. E mais ainda o capacete Arai, marca também co-patrocinadora. Dudu lembra que “mergulhou” de cabeça no asfalto e ainda foi batendo a cabeça até parar. Esse Arai, disse Dudú, com certeza vai para estante dos troféus.

Ao voltar ao box, lamentou, “é uma pena, fiz uma largada incrível e em fração de segundos estava voando de cabeça no chão...” A queda lhe tirou do vice campeonato na categoria Superbike Estreantes, que larga junto com a principal mas tem pontuação separada para pilotos que estão no primeiro ano correndo de 1000 cilindradas.

A equipe Mobil Rush Racing Team, com Dudu e os demais pilotos, leva de novo para o grid de largada no mesmo autódromo de Santa Cruz do Sul, no dia 23 de setembro, só que disputando o outro campeonato, o Moto 1000GP, no qual foi campeão no ano passado.

Fotos: Eduardo D'Alpino e Ricardo Santos/Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br