CEV Buckler: A fábrica de campeões celebra 15 anos

Criada em 1998, competição tornou-se um dos campeonatos internacionais mais importantes do motociclismo

Por Leandro Lodo

No últimos 15 anos este campeonato deu origem a 15 Campeões do Mundo, com os números a traduzirem-se em 21 títulos, 19 vice-campeões e 19 terceiros classificados da geral. Pilotos como Dani Pedrosa, Casey Stoner, Jorge Lorenzo, Álvaro Bautista, Stefan Bradl, Marc Márquez, Julián Simón, Nico Terol e Toni Elias conquistaram a sua formação neste campeonato antes de passarem para a MotoGP.

Mais de dois mil pilotos, de mais de trinta nacionalidades diferentes, alinharam nos grides de largada das 13 categorias que formaram o campeonato nos vários momentos da sua história. E a verdade é que o CEV Buckler tem evoluído a partir da MotoGP™, incluindo categorias como, no seu tempo, a Stock Extreme e, agora, a Moto2™ e Moto3™.&8232;&8232;

Mais de 130 pilotos viram os seus esforços recompensados com vitórias e mais de 240 subiram aos pódios, se bem que apenas 35 sabem o que é conquistar um título do CEV Buckler.

Foram vários os palcos que receberam o CEV Buckler ao longo destes 15 anos, alguns já não fazem parte do calendário, como são os casos dos circuitos de Jarama ou de Cartagena, que foram ultrapassados por pistas mais modernas e seguras, como as de MotorLand Aragón, Jerez, Valencia, Albacete, Catalunha, ou o recém inaugurado Circuito de Navarra.

Uma organização que segue os parâmetros da MotoGP, com circuitos seguros, uma federação que acredita no projeto e uma televisão que o difunde, estas são as chaves para o êxito de um campeonato que, após 15 anos, se converteu numa referência mundial e que continua a trabalhar para formar pilotos e para lhes permitir chegar nas melhores condições possíveis à elite do motociclismo.

Foto: Divulgação

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br