SBK Brasil: Interlagos abre a temporada 2016

Tradicional competição de motovelocidade acontece neste final de semana com a promessa de grandes pegas na pista

Por Aladim Lopes Gonçalves

Acontece neste domingo (10/04) a abertura da temporada 2016 do Superbike Brasil, umas das principais competições de motovelocidade do calendário mundial, na cidade de São Paulo, no Autódromo de Interlagos. Mas, nesta sexta e sábado, as equipes, os pilotos e suas máquinas já estão trabalhando duro na pista para os acertos das motos para as corridas nos treinos livres e classificatórios para a grande largada da primeira etapa.
 
A pista de Interlagos é conhecida pelo seu traçado seletivo e também por ser uma opção estratégica para o desenvolvimento da competição, por sua posição geográfica no centro do país e por estar mais perto do maior centro comercial para o mercado das duas rodas e das empresas apoiadoras das equipes, dos pilotos que disputam o campeonato.
 
Por sua grande importância, Interlagos se destaca na temporada 2016 do Superbike Brasil com a realização das cinco primeiras etapas do campeonato. Mas se as motos vão reinar em Interlagos nesta temporada, então, quem é o rei? Para definir quem fica com a coroa, nada melhor do que relacionar os melhores resultados das motos na pista.
 
Reis de Interlagos nas motos 
Nesse sentido, o piloto gaúcho Maico Teixeira (#36), da equipe Honda Mobil, e o ex-piloto Danilo Andric somaram cada um oito vitórias em Interlagos. Juntos os dois somam mais da metade das vitórias.
 
Outro dado interessante é que apenas sete pilotos venceram ao menos uma corrida: Diego Faustino (#68), da Honda Mobil, levou seis primeiros lugares, Sebastiano Zerbo (#81), da Alex Barros Racing Team, quatro vitórias, Heber Pedrosa, duas vitórias, José Luiz "Cachorrão" (#51), da Honda Mobil, uma vitória e Diego Pretel (#88) também com uma vitória.
 
Mas nas brigas pela vice–liderança não há nenhum impasse. Cachorrão leva fácil essa disputa ao garantir sozinho 10 vezes o segundo lugar mais alto no pódio, número que representa um terço das corridas realizadas.
 
Nas disputas pela primeira posição no grid de largada, novamente Maico Teixeira e Danilo Andric se destacam dos demais pilotos. Andric venceu a parada ao largar 12 vezes na pole, uma a mais que Maico, que somou 11 primeiros lugares.
 
Porém, ao tratar de velocidade dentro da pista, ninguém conseguiu superar o gaúcho bicampeão da SuperBike. Maico sustenta sozinho tanto a volta mais rápida nos treinos classificatórios quanto nas corridas.
 
O ano de 2014 foi o período com os melhores resultados do gaúcho no autódromo. Na quarta etapa daquele ano, Maico cravou na SuperPole a marca de 1m36s366, marca que se sustenta firme até os dias de hoje.
 
Já o melhor tempo oficial de corrida foi obtido na 2ª etapa Pirelli SuperBike no mesmo ano. Além de vencer a prova, Maico fechou 1m37s445 já na segunda volta da corrida.
 
Leitura de Interlagos 
Agora para saber da leitura do traçado de Interlagos é importante conhecer os segredos da pista. Por isso vamos conferir algumas peculiaridades e informações interessantes sobre o circuito com um profundo conhecedor da pista paulistana. Quem cumpre esse papel desta vez é o piloto Alex Schultz (#22), da equipe Dynel's Racing Team, três vezes vice-campeão pela categoria SuperSport,  e que revela a seguir algumas características que marcam o modo de pilotagem na pista de 4.309 metros, divididos em 15 curvas e duas grandes retas.
 
Velocidade máxima...
‘Na categoria SuperSport, com motos de 600 cilindradas, temos a velocidade máxima na reta principal dos boxes. Ela atinge a máxima perto dos 250 km/h, velocidade real de GPS na linha de chegada.’
 
Maior frenagem...
‘Seguido dessa maior velocidade na reta principal dos boxes vem a maior frenagem. De 6ª marcha reduzimos quatro em sequência rápida e freando o máximo possível sem perder a frente em pouco mais de 100 metros para entrar na primeira perna do "S" do Senna em 2ª marcha a aproximadamente 90 km/h. Essa redução de mais de 160km/h em 100 metros é a maior força G também no autódromo.’
 
Ponto ideal para ultrapassagens...
‘As duas retas de Interlagos (reta dos boxes e reta oposta) são os pontos ideias de ultrapassagens devido ao longo tempo de aceleração máxima da moto e também por ser possível ocupar o vácuo do adversário à frente e ainda usá-lo como referência para o ponto de frenagem.’
 
Atenção redobrada...
‘Interlagos é uma pista muito técnica e alguns trechos exigem bastante do piloto para ele não acabar indo ao chão! Uma má transição daprimeira para segunda perna do "S" ou uma aceleração adiantada nesse trecho podem ser o suficiente para uma queda. E no caso de o piloto fazer esse trecho com muita cautela e for lento, a diferença do tempo total da volta será muito grande.’
 
Trecho favorito da pista...
‘O Laranjinha é uma curva famosa por ser muito técnica, com duplo apex e ainda cega. Ela é longa e muito desafiadora e acredito ser um lugar onde vem bastante tempo. Ali vai além de técnica, coragem! Soma-se ainda o fator de ser uma curva de alta e para a direita, onde a maioria dos pilotos tem dificuldade em executar tão bem quanto as curvas para a esquerda.’
 
O recorde de Alex Schultz no Autódromo de Interlagos é de 1m42s119, alcançado na 12ª e última volta da 4ª etapa do SuperBike Brasil em 2015. Schultz terminou a corrida em terceiro lugar, a menos de meio segundo do vencedor, Luiz Cerciari (#3), da equipe Cerciari Racing School.
 
Ingressos
As entradas para o setor de ARQUIBANCADA são GRATUITOS.  Os ingressos para AREÁ VIP e PADDOCK podem ser adquiridos nas bilheterias do Autódromo e também pela internet, por meio do ticketfacil.com.br. Mais informações: 11 5524-5684 ou superbikebrasil.com

Transmissão
O canal de TV por assinatura FOX Sports 2 anuncia a transmissão ao vivo do Superbike Brasil, neste domingo, a partir da 13h.

 
SERVIÇO
1ª etapa SuperBike Brasil - 8, 9 e 10 de abril
Sexta-Feira - Dia 08 - Treinos a partir das 8h
Sábado - Dia 09 - Treinos a partir das 07h30
Domingo - Dia 10 - Corridas a partir das 9h
Autódromo de Interlagos - SP - Av. Sen. Teotônio Vilela, 261

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br