ICGP: Brasil terá corrida mundial de motos clássicas

Autódromo Internacional de Goiânia (GO) vai receber no dia 23 de outubro a prova decisiva que vai fechar a temporada 2016 da nostálgica competição

Por Aladim Lopes Gonçalves

O Brasil começa a esquentar os motores para figurar cada vez com mais força no calendários das grandes competições internacionais de motociclismo. Tanto que o ICGP (International Classic Grand Prix), tradicional campeonato de motos clássicas, vai fechar sua temporada 2016 com chave de ouro e a promessa de pegas eletrizantes no renovado Autódromo Internacional de Goiânia (GO), no dia 23 de outubro.

Pelo regulamento do campeonato, participam do ICGP motocicletas nas categorias 250 cm³ e 350 cm³, fabricadas entre janeiro de 1974 e dezembro de 1984. Motos muito semelhantes às máquinas que estiveram no asfalto de Goiânia no final da década de 1980, período em que o autódromo sediou os três primeiros GPs do Mundial de Motovelocidade no Brasil, entre 1987 e 1989, com as categorias 500 cm³ (hoje MotoGP) e 250 cm³ (substituída pela Moto2 em 2010).

Um atrativo a mais na disputa do ICGP é a participação em Goiânia do piloto Bob Keller, terceiro colocado na categoria 250 cm³ em 2015, que promete acelerar pelo Brasil em mais uma temporada da competição a bordo de sua lendária Yamaha TZ.

A prova de abertura da temporada 2016 do ICGP está programada para acontecer no dia 17 de abril no histórico circuito de Paul Ricard, na França. No grid da primeira corrida deverão estar alinhadas 44 motos distribuídas em três categorias: 350, 250 e a nova YC250. Todas terão pelo menos dois campeões na luta pela vitória.

O aberto de motos ICGP teve sua primeira prova realizada em 1999 no circuito de Paul Ricard, na França. O criador do campeonato é o francês Eric Saul, vencedor de dois GPs das categorias 250 e 350 em 1981 e 1982 e também participante do ICGP.

Cerca de 40 motos alinham em cada corrida, havendo classificação e pontuação em separado para as duas categorias (350 cm³ e 250 cm³). As Yamaha TZ predominam, mas têm forte concorrência das Kawasaki KR, Chevallier, Rotax, Bimota, Exactweld, Egli, Harris e Spondon. Nenhum piloto do ICGP pode ter participado de campeonatos com motos modernas nos últimos três anos.

Entre os pilotos mais conhecidos do ICGP estão o próprio Eric Saul (vencedor de dois GPs do Mundial de Motovelocidade nas categorias 250 cm³ e 350 cm³, em 1981 e 1982); o francês Guy Bertin, vice-campeão mundial da categoria 125 cm³ em 1980 e vencedor das 24 Horas de Bol d’Or (1983) e Le Mans (1985); e o escocês Ian Simpson (três vezes vencedor do Tourist Trophy na Ilha de Man). Os campeões do ICGP em 2015 foram George Hogton-Rusling (Yamaha TZ, categoria 350 cm³), Colin Sleigh (Yamaha TZ, categoria 250 cm³) e Guy Bertin (Kawasaki KR, categoria Master).



Calendário do International Classic Grand Prix 2016
15 a 17 de abril - Paul Ricard (França)
4 e 5 de junho - Assen (Holanda)
29 a 31 de julho - Mallory Park (Inglaterra)
19 a 21 de agosto - Grobnik (Croácia)
25 a 28 de agosto - Mugello (Itália)
21 a 23 de outubro - Goiânia (Brasil)

Relação de pilotos para a etapa de abertura do ICGP, na França
Número-piloto-país-moto-categoria
1-George Hogton-Rusling (Grã-Bretanha) - Gourlay TZ - 350
3-Eric Saul (França) - Chevallier - 250
5-André Gouin (França) - Yamaha TZ G - YC250
6-Jean-Paul Lecointe (França) - Yamaha TZ G - 350
8-Gary Thwaites (Grã-Bretanha) - Gourlay TZ - YC250
10-Antony Hart (Grã-Bretanha) - Yamaha TZ G - 350
11-Michael Wild (Alemanha) - Virus - 250
14-Leif Nielsen (Dinamarca) - BSR - 350
15-Leon Jeacock (Grã-Bretanha) - Harris - 350
16-Marc Auboiron (França) - Yamaha TZ H - 250
17-Vince Cundle (Grã-Bretanha) - Yamaha TZ G - 350
18-Stefan Tennstädt (Alemanha) - Bakker Rotax - 250
19-Chris Knight (Grã-Bretanha) - Yamaha TZ G - 350
20-Daniel Gourdon (França) - Yamaha TZ G - 350
21-Bob Keller (Brasil) - Yamaha TZ L - 250
22-Mark Rogers (Grã-Bretanha) - Yamaha TZ H - 250
23-Barry Neal (Grã-Bretanha) - Exactweld - 250
26-Ian Draper (Grã-Bretanha) - Yamaha TZ G - 350
27-Jean-Pierre Pauselli (França) - Yamaha TZ N - YC250
28-Guillaume Foureau (França) - Yamaha TZ G - 350
29-Colin Sleigh (Grã-Bretanha) - Yamaha TZ H - 250
34-Don Gilbert (Grã-Bretanha) - Exactweld - 250
36-Anton Aerni (Suíça) - Yamaha TZ G - 350
40-Bernard Fau (França) - Morena - 350
41-Bernard Tabarly (França) - Armstrong - 250
42-Alain Bourachdene (França) - Bimota YB3 - 350
43-Serge Guillermin (França) - Kawasaki KR - 350
45-Stephan Luc Denis (França) - Yamaha TZ D - 350
51-Werner Reuberger (Áustria) - Yamaha TZ A - YC250
52-Stuart Thomas (Grã-Bretanha) - Yamaha TZ U - YC250
54-Fabien Ecuvillon (França) - Yamaha TZ C - 250
55-Guy Bertin (França) - Kawasaki KR - 350
56-Benoit Roze (França) - Yamaha TZ A - YC250
58-Chris Rose (Grã-Bretanha) - Yamaha TZ G - 350
60-Jean-Pierre Michard (França) - Yamaha TZ - YC250
67-Pascal Barette (França) - Yamaha TZ - 350
78-Robert Burns (Grã-Bretanha) - BSR - 350
79-Vincent Levieux (França) - Yamaha TZ A - YC250
81-Jean Dondaine (França) - Yamaha TZ F - 350
84-Jean René Marmelat (França) - Yamaha TZ H - 250
88-Harald Merkl (Alemanha) - Yamaha TZ 3LC - YC250
100-Didier Ternisien (França) - Yamaha TZ G - 350
116-Peter Howarth (Grã-Bretanha) - Sankito - 350
300-Alain Barette (França) - Yamaha TZ H - 250

Blog ICGP Brasil: icgpbrasil.wordpress.com
Site ICGP Racing: icgpracing.com

Fotos: ICGP (Letra Nova)/Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br