A vitória de Valentino Rossi em Jerez de La Frontera, há duas semanas, não garantiu ao italiano somente a liderança da temporada e o fim do jejum de cinco etapas sem subir ao topo do pódio da MotoGP. A conquista também fez “o Doutor” aumentar o percentual de primeiros lugares na categoria.
Das 116 provas que disputou, o heptacampeão faturou 59, o que representa 50,8% do montante. A primeira vez que conseguiu atingir a marca de 50% foi no GP da Inglaterra de 2002, quando alcançou a vigésima proeza em sua corrida de número 40 no torneio. Já o maior índice foi obtido no GP da República Tcheca, em 2005: 56%.
A próxima etapa do Mundial será disputada no dia 22 deste mês, na Turquia, onde o piloto da Fiat Yamaha nunca venceu. Além desta pista, em apenas outras duas do atual calendário Rossi jamais conseguiu a primeira posição: nos EUA, em Laguna Seca, e Misano, na Itália.
No currículo, Vale ainda acumula 93 pódios, 36 poles e 50 voltas mais rápidas — somente na categoria “top” de motovelocidade. Em duas corridas neste ano, somou 45 pontos, nove a mais do que os vice-líderes Casey Stoner e Daniel Pedrosa.
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário