Pirelli é confirmada como fornecedora exclusiva do Superbike até 2026

Para a Pirelli, o Mundial de Superbike é uma plataforma chave de desenvolvimento de pneu

Por Thiago Dantas

A Pirelli e, a empresa organizadora do Mundial de Superbike, a Dorna WorldSBK Organization estenderam sua parceria por mais três anos: a empresa italiana será a única fornecedora oficial de pneus para todas as classes do Campeonato Mundial de Superbike até a temporada de 2026. 


Divulgação Pirelli

 

Com o atual acordo expirando no final de 2023, a Dorna WorldSBK, em parceria com a FIM - Federação Internacional de Motociclismo - propôs à Pirelli, que aceitou, um novo acordo de três anos para o período 2024-2026.

 

Assim continua uma colaboração única, em termos de longevidade, dentro do panorama internacional do motorsport, que este ano comemora 20 anos consecutivos. 


Divulgação Pirelli

 

Para Aldo Nicotera, vice-presidente sênior e head de Moto e Ciclismo da Pirelli: "Este ano, comemoramos um marco importante, faz 20 anos que estamos ao lado do Campeonato Mundial de Superbike da FIM como fornecedores únicos para todas as classes. Um caminho, iniciado em 2004, que representou o primeiro exemplo de uma fórmula de pneu único na história das principais competições do motorsport e que, anos mais tarde, provou ser uma escolha vencedora, posteriormente seguida por outros campeonatos. O motorsport tem sido historicamente parte integrante do DNA da Pirelli e esta renovação está alinhada com nossa estratégia corporativa, que vê o Mundial de Superbike como uma plataforma fundamental para o desenvolvimento de nossos pneus para motocicletas, começando com pneus de corrida e superesportivos. Estamos felizes em continuar esta aventura ao lado da Dorna, das equipes e dos pilotos até 2026, enquanto continuamos a oferecer aos motociclistas de todo o mundo pneus que contêm o melhor da tecnologia derivada do Superbike".


Divulgação Pirelli

 

Seguindo a linha de filosofia da empresa, desde o início da parceria,  a Pirelli decidiu não fornecer ao campeonato soluções de protótipos, mas sim pneus de produção normal que podem ser comprados por qualquer pessoa no mercado. 

Sendo assim a Pirelli permanece como um precursor e intérprete das tendências e necessidades do mercado, continuando a inovar tecnologicamente e estabelecendo novos padrões e referências para pneus de corrida usados em todo o mundo.

Em 2013, como a primeira empresa da história, a Pirelli abandonou os pneus de 16,5 polegadas no motorsport em favor dos novos 17", um tamanho mais usado por motociclistas nas ruas. Em 2018, a transição para tamanhos maiores, 125/70 dianteiro e 200/65 traseiro e, em anos mais recentes, a introdução de novas soluções em compostos muito macios como o SCX e o SCQ capazes de oferecer aos pilotos um desempenho ainda maior.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br