Piloto celebra 25 anos de vitória histórica

Antonio Jorge Neto foi o único brasileiro a vencer as tradicionais 100 Milhas de Daytona.

Por Leandro Alvares

Um piloto da Stock Car, principal categoria de turismo do Brasil, comemorou ontem um feito histórico que conquistou há 25 anos para a nação verde-amarela, na época em que corria de moto.

Conhecido na motovelocidade como Netinho, Antonio Jorge Neto impressionou a todos ao vencer, em 1983, as 100 Milhas de Daytona, nos Estados Unidos.

Na condução de uma Yamaha TZ 250, ele derrotou os favoritos da competição, o americano Jim Filice, também com Yamaha TZ 250, e o irlandês Com Law, que estava a bordo de uma Ehrlich empurrada por um motor Rotax 250.

Depois de conquistar diversos títulos de campeão paulista, brasileiro e sul-americano e de obter o quarto lugar no Grande Prêmio da Itália, Jorge Neto decidiu competir em Daytona pelo fascínio que a pista norte-americana sempre exerceu sobre ele.

Com a ajuda do pai e do mecânico, o uruguaio Jacinto Sarachu, o brazuca comprou poucos dias antes da prova a Yamaha TZ 250, na qual realizou alguns acertos previstos no regulamento e inscreveu-se na competição.

Entre os mais de 300 participantes, Jorge Neto obteve o 12º nos ensaios classificatórios, que selecionaram os 68 integrantes do grid. Na corrida, procurou manter uma atuação pautada pela cautela até familiarizar-se com o ritmo imposto pelos adversários, já acostumados com o ambiente do circuito estadunidense.

Ao longo da corrida, Jorge Neto ganhou posições até aproximar-se dos principais líderes, os quais superou com ultrapassagens arrojadas. Além da vitória, estabeleceu a volta mais rápida da prova, cronometrada em 2min15s, com velocidade média de 163 km/h.

Após a conquista de Daytona, Netinho não aceitou convite para integrar uma equipe profissional nos Estados Unidos, porque tinha o objetivo de disputar o campeonato mundial. Mas, de volta ao Brasil, sofreu acidente no autódromo de Interlagos. Depois de se recuperar das fraturas, não conseguiu o patrocínio necessário para a temporada internacional e optou pelo automobilismo.

Em automóveis, estreou na Fórmula Fiat em 1992, categoria em que ficou até 1999, com a conquista de três vice-campeonatos. A partir de 2000 participou da Stock Car e desde o início conquistou importantes resultados, mantendo-se entre os pilotos mais destacados.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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