Um piloto da Stock Car, principal categoria de turismo do Brasil, comemorou ontem um feito histórico que conquistou há 25 anos para a nação verde-amarela, na época em que corria de moto.
Conhecido na motovelocidade como Netinho, Antonio Jorge Neto impressionou a todos ao vencer, em 1983, as 100 Milhas de Daytona, nos Estados Unidos.
Na condução de uma Yamaha TZ 250, ele derrotou os favoritos da competição, o americano Jim Filice, também com Yamaha TZ 250, e o irlandês Com Law, que estava a bordo de uma Ehrlich empurrada por um motor Rotax 250.
Depois de conquistar diversos títulos de campeão paulista, brasileiro e sul-americano e de obter o quarto lugar no Grande Prêmio da Itália, Jorge Neto decidiu competir em Daytona pelo fascínio que a pista norte-americana sempre exerceu sobre ele.
Com a ajuda do pai e do mecânico, o uruguaio Jacinto Sarachu, o brazuca comprou poucos dias antes da prova a Yamaha TZ 250, na qual realizou alguns acertos previstos no regulamento e inscreveu-se na competição.
Entre os mais de 300 participantes, Jorge Neto obteve o 12º nos ensaios classificatórios, que selecionaram os 68 integrantes do grid. Na corrida, procurou manter uma atuação pautada pela cautela até familiarizar-se com o ritmo imposto pelos adversários, já acostumados com o ambiente do circuito estadunidense.
Ao longo da corrida, Jorge Neto ganhou posições até aproximar-se dos principais líderes, os quais superou com ultrapassagens arrojadas. Além da vitória, estabeleceu a volta mais rápida da prova, cronometrada em 2min15s, com velocidade média de 163 km/h.
Após a conquista de Daytona, Netinho não aceitou convite para integrar uma equipe profissional nos Estados Unidos, porque tinha o objetivo de disputar o campeonato mundial. Mas, de volta ao Brasil, sofreu acidente no autódromo de Interlagos. Depois de se recuperar das fraturas, não conseguiu o patrocínio necessário para a temporada internacional e optou pelo automobilismo.
Em automóveis, estreou na Fórmula Fiat em 1992, categoria em que ficou até 1999, com a conquista de três vice-campeonatos. A partir de 2000 participou da Stock Car e desde o início conquistou importantes resultados, mantendo-se entre os pilotos mais destacados.
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário