Pé Na Tábua teve show de motos clássicas em Barra Bonita (SP)

Tradicional evento de motos do passado teve corridas e exposições, incluindo categoria Batom e entusiastas de cinco Estados do país

Por Aladim Lopes Gonçalves

O tradicional evento de motos clássicas com corrida e exposição de raridades PNT - TT Pé Na Tábua Tira Teima de Motos Históricas, aconteceu entre os dias 28 a 30 de outubro, no Kartódromo Municipal de Barra Bonita (SP), mostrando que a paixão por motocicletas fala mais alto e que a competição pode criar um vínculo de amizade.
 
Em sua edição 2016, o evento reuniu 145 motos clássicas e entusiastas do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Belo Horizonte e Brasília (DF).
 
Provas de velocidade e regularidade também levaram as motocicletas para a pista do PNT em grande estilo. A novidade do TT, a Categoria Batom, chamou atenção e o charme das mulheres fez o evento ainda mais especial.
 
“Foi incrível ver as mulheres tomando a iniciativa e finalmente pilotando. Eu faria tudo de novo para participar. Apesar de ser uma corrida, amizades foram feitas e ano que vem estarei aqui”, diz Kelly Lanzoni, de São Bernardo do Campo – SP, que pilotou uma Honda XL Motorsport, ano 1974, e conquistou o primeiro lugar da categoria.
 
Outras duas entusiastas que subiram ao pódio foram Edna do Prado, de São Paulo com a moto Triumph / 5T "Speed Twin", ano 1949, e Claudia Maia. Ainda nas provas de velocidade, uma das categorias mais disputadas foi o “Desafio das Motonetas”, que consiste em reunir as charmosas scooters (Lambretas e Vespas). Quem subiu no lugar mais alto do pódio foi Leonardo Freitas, de Campinas – SP, pilotando a Lambreta 1975.
 
Era como estar em um filme, o passado invadiu o presente, e as provas de regularidade fizeram os olhos brilharem e o coração bater forte. A categoria que encerrou as provas na pista foi a Turismo Americanas, que reuniu motos mais robustas e pilotos cheios de estilo. Em primeiro lugar Flavio Luz, em segundo Rodrigo Hadys e em terceiro, Creck Rocker, no comando de lendárias Harley-Davidson.
 
Olhos curiosos e câmeras fotográficas também registraram cada momento dentro do pavilhão. Pela primeira vez no Brasil, sete raras motos Indian estiveram expostas no mesmo lugar. Entre elas, o modelo Papoose, que era jogada de paraquedas para tropas de combate na Segunda Guerra Mundial; além das Chief, Scout, Sport e a 741.
 
E um modelo com mais de 100 anos foi destaque. Única no país, e a mais antiga do TT, a Indian Board Track Racer 1907 participava em seus tempos de glória de corridas em circuitos ovais. Já a estrela da exposição foi a Triumph 1927, modelo TT.
 
“Nosso objetivo é nunca deixar o movimento dos anos 80 das motocicletas desaparecer. Reunimos entusiastas com a mesma paixão e seguimos um caminho que é unir as pessoas, construir amizades, deixar o coração do antigomobilismo cada vez mais vivo. Isso é o que Pé na Tábua faz, esse é nosso maior legado. Até o próximo PNT, porque nós não paramos nunca”, diz o organizador do evento, Tiago Songa. Mais informações sobre o evento no site penatabua.com.
 
Fotos: Larissa Costa, Miguel Costa Jr. e Mariana Nabor/PNT

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br