Final do Brasileiro de Supermoto acontece neste final de semana

Kartódromo de Registro (SP) recebe neste semana e domingo (19 e 20/11) a etapa decisiva da competição em 2016

Por Aladim Lopes Gonçalves

 
A disputa do Campeonato Brasileiro de Supermoto 2016 chega em sua fase decisiva neste final de semana, dias 19 (treinos a partir das 9h) e 20 de novembro (corridas a partir do meio-dia), com a realização da última etapa da temporada, no Kartódromo de Registro (SP), pista escolhida pela organização por ser consideradas uma das melhores do país para a modalidade.
 
A etapa final definirá os campeões de nove categorias. Nenhuma delas está definida até o momento. Estuda-se a questão de se fazer rodada dupla nesta etapa (pontuação valer em dobro). Existe a possibilidade de alguns pilotos terem feito um acordo de não participarem da prova, algo semelhante a um boicote, e assim os mesmos ficariam com as posições atuais.
 
 
“Nem preciso dizer que isso é uma atitude antidesportiva, mas, como não posso provar para então puni-los, estou estudando a possibilidade da rodada dupla, que não prejudica nenhum piloto, somente aqueles que não participarem da etapa”, declarou Daniella Velasco, diretora da modalidade.
 
As disputas prometem grande emoção, pois todas as categorias estão emboladas. O líder de duas delas (SM1 Stock e SM Bikers 450cc), Juninho Trudes, sofreu um grave acidente há cerca de 45 dias e provavelmente estará fora da etapa.
 
 
Na SM2, o brasiliense Pedro Rehn tem 10 pontos de vantagem sobre o vice-líder Wilson Guimarães, mas talvez Pedro não encontre dificuldades para levar o título, já que Wilson se machucou e talvez fique de fora da prova.
 
Para ser campeão na SM4, Danilo Araújo precisa administrar a vantagem de nove pontos que possui para o santista Luciano Rodriguez, o segundo colocado. Por isso, a ordem para Araújo é vencer as duas baterias.
 
Na SM3 Pró, Felipe Teixeira corre sossegado, já que tem 29 pontos de vantagem sobre o vice-líder Alexandre Martins. Já na SM3 (motos nacionais originais), Thiago Marques tem 13 pontos de vantagem sobre Marcelo Caetano, vice-líder da classe.
 
 
Para quem não conhece, o Supermoto é uma modalidade do motociclismo, que junta motocross com motovelocidade. Acontece em kartódromos, autódromos ou arenas montadas especificamente para esse evento. A pista de Supermoto pode ter o circuito somente com a parte de asfalto ou com 30 % de terra. 
 
SERVIÇO
Campeonato Brasileiro de Supermoto 2016 – Etapa final
Data: 19 e 20/11
Cidade: Registro (SP)
Local: Rua do kartódromo S/N 
 
Classificação geral
 
SM1
1. Rafael Fonseca - 147 pontos
2. Laszlo Piquet - 127 pontos
3. Kleber Justino - 116 pontos
4. Pedro Rehn - 75 pontos
5. Adelmo Vieira - 69 pontos
 
SM2
1. Pedro Rehn – 137 pontos
2. Wilson Guimarães - 127 pontos
3. Cleber Guimarães - 117 pontos
4. Helton Bomer - 67 pontos
5. Paulo Brito - 47 pontos
 
Fotos: Velo Press/Mori Action Media

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br