Oficial: Kawasaki abandona a MotoGP

Montadora japonesa culpa a crise financeira pela decisão. Melandri e Hopkins ficam a pé para 2009.

Por Leandro Alvares

A crise financeira global infelizmente motivou mais uma baixa no mundo do esporte a motor. Depois de muitas reuniões e boatos nada animadores, a Kawasaki oficializou nesta sexta-feira a sua saída imediata da MotoGP.

“Tomamos ontem a decisão final de não continuar na categoria, embora fosse uma possibilidade considerada desde a metade de dezembro”, declarou Katsuhiro Sato, representante da tradicional montadora japonesa, em comunicado oficial.

“Em meio às rápidas mudanças no ambiente dos negócios, a Kawasaki tentou encontrar rapidamente os melhores caminhos para lidar com a situação. Como o mundo econômico não demonstra uma recuperação em um curto período de tempo em função dos reflexos da crise, decidimos suspender nossas atividades na MotoGP e remanejar os investimentos destinados ao esporte em outros setores da empresa”, explicou o time.

Com a decisão, o italiano Marco Melandri e o norte-americano John Hopkins ficaram momentaneamente a pé para o campeonato deste ano. “Gostaríamos de agradecer a todos os fãs e àqueles que nos acompanharam durante os últimos anos”, prosseguiu.  

Presente nos campeonatos internacionais de motociclismo desde 1971, a famosa marca das cores verde limão leva em seu currículo um total de 89 vitórias. Na MotoGP desde 2003, entretanto, a fabricante colecionou apenas alguns pódios.

No ano passado, a Kawasaki amargou o penúltimo lugar na classificação por equipes com 112 pontos, ficando à frente apenas da independente LCR Honda. No mundial de pilotos, John Hopkins e Anthony West foram 16º e 18º, respectivamente.

Para os integrantes do time extinto, resta agora a esperança de que se confirmem os rumores sobre a possível compra do espólio por parte do espanhol Jorge Martinez — chefe da equipe Aspar, presente nas categorias 125cc e 250cc —, que estaria disposto a montar uma nova escuderia com as motos da marca japonesa.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br