MotoGP: Ducati domina o GP de San Marino
Correndo em casa, o time italiano dominou o pódio! O "intruso" foi Fabio Quartararo na segunda posição com a Yamaha
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
O GP de San Marino ocorreu no final de semana e foi marcado pela segunda vitória consecutiva do piloto italiano, Francesco Bagnaia, do time Lenovo Ducati. O interessante é que sua segunda vitória ocorreu sete dias após o seu primeiro lugar na categoria rainha da MotoGP.
Apesar de dominar a corrida inteira, sair na pole e não perder a posição, a todo momento o italiano sofreu ataques do líder do campeonato Fabio Quartararo, que terminou na segunda posição. Semelhante ao que aconteceu no GP de Aragon, onde Pecco se defendeu muito bem dos 7 ataques de Marc Márquez na última volta.
A surpresa ficou pelo terceiro colocado, o piloto italiano, Enea Bastianini, da equipe Ducati Esponsorama Racing Team, que conquistou o seu primeiro pódio no MotoGP.
O GP de San Marino contou com a presença de 25.000 espectadores presentes nas arquibancadas. Na primeira fila estavam Francesco Bagnaia, Jack Miller e Fabio Quartararo.
O piloto italiano largou bem e desde a primeira volta colocou um ritmo forte abrindo uma boa vantagem para os concorrentes. O piloto da Yamaha sofreu bastante com os ataques das Ducatis, mas a partir do meio da corrida, assumiu a segunda posição e conseguiu alcançar Pecco. Mas, o piloto italiano continuou a pilotar perfeitamente, mantendo a primeira posição até a bandeira quadriculada.
“Nesta corrida, pensei pouco no campeonato e mais em ganhar. Dei o máximo para vencer, mas não foi o suficiente”, reconheceu. “Indo tanto ao limite para alcançar Pecco, quase caí três ou quatro vezes, relatou Fabio Quartararo que perdeu pontos de vantagem para o vice lider do campeonato, o Pecco.
A surpresa do GP de San Marino foi com o piloto campeão da Moto 2, Enea Bastianini, da equipa Ducati Esponsora ma Racing, que alcançou o seu primeiro pódio no MotoGP no final de uma corrida magistral, que o viu recuperar da décima segunda posição do grid para o terceiro degrau do pódio.
“Quando me levantei pela manhã, pensei que poderia chegar no pódio. Sabia que era capaz de fazer boas voltas com facilidade, fomos capazes de encontrar o acerto ideal para este circuito e, na corrida, vi que era capaz de fazer de tudo com a moto”, disse à emissora DAZN.
“Quando vi e passei o Jack [Miller], sabia que tinha apenas o Pecco [Bagnaia] e o Fabio [Quartararo], mas neste momento eu já estava no limite e conseguir o pódio era algo fantástico”, completou.
Ver essa foto no Instagram
Enea comemorou muito seu primeiro pódio, ainda mais correndo com uma motocicleta 2019 tecnologicamente defasada, encarando grandes adversários.
Marc Márquez terminou na quarta posição, seguido por Jack Miller. Joan Mir foi o sexto após perder uma posição por exceder os limites de pista. Pol Espargaró foi sétimo, acompanhado por Aleix Espargaró, Brad Binder e Takaaki Nakagami fechando o top-10 em Misano.
Após a finalização da 14ª etapa do campeonato, Quartararo soma 234 pontos, 48 a mais que Bagnaia. Mir é o terceiro na tabela, seguido por Zarco e Miller.
A próxima etapa acontece no dia 3 de outubro, com o GP das Américas, em Austin, no Texas. A título de curiosidade, Marc Márquez venceu 6 das 7 corridas disputadas no circuito, perdeu apenas em 2020 para Rins.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário