MotoGP: Dani Pedrosa vence em Sachsenring

A primeira vitória da temporada foi conquistada após brilhante disputa com seu companheiro de equipe, Casey Stoner

Por Leandro Lodo

Dani Pedrosa (Repsol Honda) chegou à oitava etapa de 2012 e ao seu circuito preferido, Sachsenring — onde venceu nos últimos dois anos — para conseguir a primeira vitória da temporada de 2012 e subir ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez desde o GP do Japão do ano passado.

A vitória do catalão surgiu após dramático final de corrida, depois de longo duelo com o companheiro de equipe que tinha começado com o apagar das luzes e que terminou com a queda de Casey Stoner depois dos dois terem ficado roda a roda durante 30 voltas; o australiano tentou uma derradeira ultrapassagem sobre Pedrosa, mas acabou no solo.

Casey Stoner, que começou a corrida da pole pela quarta vez este ano, era o líder da corrida no final da primeira volta e impôs ritmo demolidor desde os primeiros momentos. Com Jorge Lorenzo a apresentar-se com um tempo inferior, sempre em terceiro, mas a cinco segundos dos rivais da Honda, a corrida mostrou desfecho incerto até à última volta, altura em que a luta entre os homens da Repsol Honda se resolveu a favor do espanhol.

Quem também beneficiou com o azar de Casey Stoner foi Jorge Lorenzo, que viu o segundo lugar “cair do céu” e, com isso, recuperou quase toda a vantagem que perdeu com o incidente da primeira volta de Assen. O maiorquino deixa a Alemanha com 160 pontos, 14 pontos distante de Pedrosa, agora em segundo, e mais 20 que o australiano, agora em terceiro.

Dovizioso e Cal Cruthlow, da Monster Yamaha Tech 3, mantiveram ritmo forte até cinco voltas do final, altura em que o britânico fez incursão por fora da pista. O erro do companheiro de equipe e a queda de Stoner deram ao italiano o terceiro pódio da época. Ben Spies, Stefan Bradl, Valentino Rossi foram os nomes que se seguiram. Álvaro Bautista, que partiu do final do grid devido à penalização pelo acidente de Assen, recuperou até o sétimo lugar, à frente de Crutchlow. Héctor Barberá e Nicky Hayden, completando a lista dos dez primeiros.

 

Classificação GP da Alemanha (cinco primeiros)

1 Dani PEDROSA SPA Repsol Honda Team 41'28.396

2 Jorge LORENZO SPA Yamaha Factory Racing +14.996

3 Andrea DOVIZIOSO ITA Monster Yamaha Tech 3 +20.669

4 Ben SPIES USA Yamaha Factory Racing +20.740

5 Stefan BRADL GER LCR Honda MotoGP +27.893

 

Classificação Geral

1 Jorge LORENZO Yamaha SPA 160

2 Dani PEDROSA Honda SPA 146

3 Casey STONER Honda AUS 140

4 Andrea DOVIZIOSO Yamaha ITA 92

5 Cal CRUTCHLOW Yamaha GBR 85

6 Valentino ROSSI Ducati ITA 71

7 Alvaro BAUTISTA Honda SPA 67

8 Nicky HAYDEN Ducati USA 65

9 Stefan BRADL Honda GER 62

10 Ben SPIES Yamaha USA 61

11 Hector BARBERA Ducati SPA 53

12 Randy DE PUNIET ART FRA 24

13 Aleix ESPARGARO ART SPA 23

14 Michele PIRRO FTR ITA 16

15 Mattia PASINI ART ITA 12

16 James ELLISON ART GBR 10

17 Danilo PETRUCCI Ioda ITA 9

18 Colin EDWARDS Suter USA 8

19 Yonny HERNANDEZ BQR COL 6

20 Ivan SILVA BQR SPA 5

21 Karel ABRAHAM Ducati CZE 4

 

Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br