Fabio Quartararo conquista o título de Campeão Mundial do MotoGP

No primeiro match point para se tornar o campeão mundial, Quartararo não perdeu tempo e conquistou logo o título. Honda faz dobradinha com Márquez e Espargaró

Por Thiago Dantas

Neste final de semana, aconteceu o GP de Itália - Emília-Romagna e o primeiro match point para o piloto francês da Yamaha conquistar o título de Campeão Mundial do MotoGP da temporada 2021. 


Fabio Quartararo - Campeão Mundial do MotoGP 2021 - Divulgação: YamahaMotoGP

O treino classificatório contou com pista molhada e o francês não conseguiu tirar um bom rendimento da sua Yamaha, e pela primeira vez no ano, largou do pelotão de trás, na 15ª posição. E seu maior adversário na briga pelo título, Francesco Bagnaia, na pole-position. Estava tudo dando errado para o Quartararo finalizar a corrida como campeão, mas o mundo dá voltas. 

 

Após uma largada conservadora, o piloto francês começou a corrida de recuperação, enquanto o piloto da Ducati continua na primeira posição, com o companheiro de equipe Jack Miller, que ficou segurando os ataques de Marc Márquez. 

 

Na quinta volta, Jack Miller errou e acabou caindo na curva 15. Com isso, Marc Márquez começou a pressionar Pecco. Neste momento, Quartararo estava na 11ª posição, a 7s5 atrás. O francês fez uma corrida de recuperação, mas com cuidado e conseguiu escalar o pelotão até chegar na 5ª posição.

 


Márquez ataca Bagnaia na luta pela primeira posição - Foto: Honda Repsol 

 

Faltando apenas 4 voltas para o final, Pecco estava correndo para tudo ou nada e acabou caindo, deixando o caminho livre para Marc Márquez conquistar a vitória da corrida. O piloto da KTM, Miguel Oliveira, que estava na terceira posição, também caiu e Pol Espargaró conquistou a segunda posição, uma dobradinha da equipe Honda Repsol. Na terceira posição, estava Quartararo, mas na última volta ele foi ultrapassado pelo Enea Bastianini e terminou na quarta posição. 

 


Dobradinha da equipe Honda Repsol com Marc Márquez e Pol Espargaró - Divulgação

 

Com Pecco fora da corrida e a quarta posição, Fabio Quartararo abriu uma vantagem maior que 50 pontos sobre o vice-líder do campeonato e garantiu o título de Campeão Mundial do MotoGP 2021 com duas etapas de antecedência. 

 

Fábio Quartararo foi a aposta da Yamaha para substituir Valentino Rossi, o The Doctor se despede das pistas italianas e da MotoGP no final do ano. No ano passado, Quartararo defendia a equipe satélite da Yamaha e após um início brilhante, perdeu o ritmo e o título para o Joan Mir da Suzuki, mesmo assim, a equipe japonesa apostou no jovem piloto francês e promoveu a equipe principal. Uma aposta certeira que voltou a colocar a Yamaha no topo. 

 

O campeão mundial da categoria mestre do MotoGP 2021 declarou: 

 

“Claro que não era assim que eu queria que o fim de semana de Pecco terminasse (o adversário sofreu uma queda), mas estou feliz que ele esteja bem. Agora somos campeões mundiais. Não tenho palavras e não tenho mais líquido no meu corpo para chorar. Não consigo nem descrever o que estou sentindo agora. Estar no pódio com uma grande parte da minha família e com a minha família do circuito – não tenho palavras”, comemorou o novo campeão mundial.

 

Quartararo também festejou o fato de ser o primeiro francês a vencer na categoria rainha.

 

“A MotoGP já dura há muito tempo. Ser o primeiro francês a ganhá-la é fantástico. Também estou feliz pela Yamaha. Desde 2015 eles não conquistavam um título e hoje voltamos a ganhá-lo. Sentimento incrível!”, finalizou.

 


Fabio Quartararo termina o GP Emilia-Romagna na quarta posição, mas conquista o título - Foto: YamahaMotoGP

 

A disputada do vice-líder do campeonato continuam aberta entre Pecco, Mir e Zarco. Como também continua em aberto, a batalha nos Campeonatos de Equipes e Construtores deste ano.

A MotoGP retorna no dia 7 de novembro, no GP do Algarve, em Portugal. A prova de encerramento será uma semana depois, no dia 14 de novembro, em Valência, na Espanha.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br