Leandro Alvares
Emoção e polêmica marcaram, neste domingo, a estréia da categoria Hornet, exclusiva para os modelos Honda de 600cc. Edson Morales, depois de ficar dois anos sem correr, retornou ao Campeonato Brasileiro de Motovelocidade para viver um momento de euforia e, posteriormente, decepção em Interlagos.
O piloto recebeu a bandeirada final na primeira posição, mas acabou desclassificado por irregularidades na moto. Com isso, Alecsandre Brieda, mais conhecido como Doca, conquistou a vitória.
“Tinha coisa na moto dele (Morales) que as outras não possuíam. O regulamento diz que é proibido o uso de punho rápido, todos devem usar o dispositivo original do fabricante, mas ele desobedeceu”, afirmou Doca logo após a cerimônia de premiação.
“Ainda bem que a vistoria tomou as devidas providencias, pois cabe aos fiscais fazer algo. Nós, pilotos, temos que nos preocupar somente em acelerar na pista.”, finalizou o vencedor.
Antes do anúncio oficial da desclassificação, Morales demonstrou tranqüilidade sobre o caso. “Minha equipe consultou a organização antes da prova para saber o que era e o que não era permitido. Portanto, corremos de acordo com o regulamento”, declarou.
Carlos Cruz, do time Motonil, terminou a corrida em terceiro, mas pulou para segundo com a exclusão de Edson. A terceira colocação ficou com Fábio Peasson, o pole position e atual campeão das 250cc. Paulo Defavari e Eduardo Zampieri completaram a lista dos cinco primeiros, respectivamente.
Quem não conseguiu um bom resultado, em função de problemas no equipamento, foi Gian Calabrese. Décimo colocado no grid, o corredor do MOTO.com.br largou bem e ocupava o sétimo posto quando, ainda na primeira volta, teve de parar por conta de um aquecimento.
“A moto ferveu, antes da largada ela já estava bastante quente. Quando entramos na reta oposta eu tentei achar espaço para tomar um pouco de vento, mas acabei não conseguindo porque havia muito piloto na pista. Esse imprevisto acabou prejudicando a embreagem e ocasionou o meu abandono precoce”, contou.
“Foi um fim de semana de aprendizado. Como qualquer competidor, eu fico frustrado por não ter concluído a prova, mas tenho que pensar nas próximas etapas. É bola pra frente e lutar por um melhor resultado em Santa Cruz”, completou o paulista, já se referindo à segunda corrida do Brasileiro, que acontece no Rio Grande do Sul.
Confira o resultado da Hornet:
1) Alecsandre Brieda
2) Carlos Cruz
3) Fábio Peasson
4) Paulo Defavari
5) Eduardo Zampieri
6) Alexandre Silva
7) Hilário Casalinho
8) Carlos Medeiros
9) Marcos Reis
10) Eduardo Neto
Fotos: Marcelo Altamiro.
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário