Despedidas e estreia de peso em Valência
A última etapa do Campeonato Mundial de Motovelocidade acontecerá neste fim de semana.
Por André Jordão
Por André Jordão
O título do Campeonato Mundial de Motovelocidade de 2009 pode já ter dono, mas a etapa final da temporada, em Valência, neste fim de semana, testemunhará disputas por pontos, algumas despedidas e uma estreia especial.
O terceiro lugar no Grande Prêmio da Malásia era tudo que Valentino Rossi precisava para conquistar seu nono título mundial e tirar as atenções de seu companheiro de equipe, Jorge Lorenzo.
Entretanto, enquanto o popular circuito Cominitat Valenciana Ricardo Tormo não decidirá o título, ainda tem muita coisa para ser disputada na última etapa.
Primeiro e mais importante, a segunda posição de Lorenzo ainda é ameaçada, mesmo precisando somente de um ponto para dar a dobradinha para a Yamaha.
Porém, se por algum motivo o espanhol não conseguir terminar a prova, o piloto da Ducati, Casey Stoner, poderá tomar a posição dele. O australiano voltou às pistas em excelente forma vencendo as duas últimas etapas, em Phillip Island e Sepang, ficando 25 pontos atrás de Lorenzo.
Stoner também não está tranquilo. Sofre pressão do quarto colocado Daniel Pedrosa, que, após finalizar o GP da Malásia na segunda posição, chega à prova em sua casa com confiança. Várias vezes vencedor do Grande Prêmio da Valência, incluindo dois anos atrás na MotoGP, Pedrosa está apenas 11 pontos atrás de Stoner.
Naturalmente, Rossi também quer a vitória neste fim de semana, embora admita que este circuito não tem sido gentil com ele e com a Yamaha no passado. De fato, o piloto de 30 anos venceu duas vezes em Valência, em 2003 e 2004, mas também perdeu o título para Nicky Hayden quando foi ao chão três anos atrás. “O Doutor” quer terminar o campeonato na primeira posição para mostrar à todos o que esperam em 2010.
Batalhas ainda mais para baixo da tabela permanecem da mesma forma estreita, com o quinto lugar na classificação sendo disputado por Andrea Dovizioso e Colin Edwards. Tendo conquistado a sua primeira corrida com a Repsol Honda nesta temporada, Dovizioso está determinado a não perder para um piloto de equipe satélite, mas Edwards permanece apenas quatro pontos atrás, com sua Yamaha Tech 3.
As coisas estão ainda mais próximas um pouco mais para trás, já que seis pilotos podem acabar o ano na sétima colocação. Apenas sete pontos separam o sétimo do décimo segundo colocado e são eles, Marco Melandri, Loris Capirossi, Alex de Angelis, Toni Elias, Chris Vermeulen e Randy de Puniet. Até mesmo Hayden, na décima terceira colocação, está matematicamente apto à chegar em sétimo.
Para muitos, Melandri seria o mais merecedor da posição após grandes esforços com a Hayate. Ele está empatado com a Suzuki de Capirossi, que caiu algumas posições após más performances.
No entanto, os dois pilotos já garantiram seus lugares na temporada de 2010, Melandri com a Gresini Honda e Capirossi novamente na Suzuki, vão querer deixar os desempregados de 2010, de Angelis e Elias, assim como Vermeulen que retornará para o WSBK, para trás.
O trio está apenas três pontos atrás, na nona, décima e décima primeira posição respectivamente, com a dupla da Gresini querendo utilizar a última etapa para mostrar sua capacidade e com sorte, conseguir um emprego para o ano que vem.
Enquanto isso, tendo marcado pontos em todas as etapas da temporada, Vermeulen se despede da MotoGP após este fim de semana, depois de ter assinado contrato com a Kawasaki WSBK.
Quem também irá trocar para o campeonato Mundial de Superbike em 2010 é James Toseland, que dá fim aos seus dois anos de parceria com a Yamaha Tech 3 em Valência, neste fim de semana.
Vindo na direção contrária, contudo, estará Ben Spies, que fará sua tão esperada mudança para a MotoGP neste fim de semana, com a equipe Tech 3, na qual permanecerá durante toda a temporada 2010. O texano acabou de conquistar seu primeiro título do WSBK e mostra que tem potencial para ser um futuro campeão da MotoGP.
Mika Kallio quer finalmente chegar entre os seis melhores, enquanto seu futuro companheiro de equipe, Aleix Espargaro, correrá de novo ao seu lado na Pramac Ducati, já que Niccolo Canepa não poderá participar da prova por conta de uma lesão.
Além do final da temporada da MotoGP 2009, Valência será o último palco para corridas das 250cc, antes de mudar para Moto2. E o tradicional circuito espanhol permanece no calendário da MotoGP até o fim de 2016, a parceria foi estendida esta semana.
As máquinas dois tempos, que nos proporcionaram tamanho entretenimento durante quase cinco décadas, terão uma despedida apropriada, já que o título será decidido na última etapa do campeonato, neste domingo.
No ano que vem, as motos 250cc dois tempos serão substituídas por máquinas de 600cc quatro tempos na nova categoria Moto2.
O grid de largada para a última etapa do campeonato Mundial de Motovelocidade será definido no sábado. A corrida acontecerá no domingo, e segundo a programação do canal de tv por assinatura, SporTV, será transmitida a partir das 7h com as 125cc. A classe rainha do motociclismo entra na pista às 10h horário de Brasília.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário