Decisão da temporada 2020 do SuperBike Brasil muda para Goiânia

Prova aconteceria em Interlagos, mas acidente fatal sofrido por Matheus Barbosa no circuito paulistano fez com que organização decidisse por mudança

Por Gabriel Carvalho


Foto: Divulgação

A decisão da temporada 2020 do SuperBike Brasil tem novo local. Inicialmente, o Autódromo de Interlagos receberia a decisão do campeonato, marcada para acontecer entre os dias 17 e 20 de dezembro.

Entretanto, na quinta etapa, realizada também no circuito paulistano, houve o acidente que acabou culminando na morte de Matheus Barbosa, que perdeu o controle da moto na freada para a curva da Junção e se chocou com um muro de concreto onde não existia nenhum tipo de barreira de proteção.

AS MELHORES MOTOS ESPORTIVAS DO BRASIL!

O acidente de Barbosa voltou a levantar questionamentos sobre a viabilidade de Interlagos como palco de corridas de motovelocidade, mas por enquanto o circuito segue liberado. Ainda assim, a organização decidiu levar a prova que fecha 2020 para a capital do estado de Goiás.

Segundo o comunicado do SuperBike Brasil, ainda que a pista permaneça homologada e liberada para uso, a decisão de mudar a final do campeonato para Goiânia foi tomada junto com a Comissão de Segurança da Motovelocidade (CSM), e a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) para "aguardar que as investigações, laudos e demais ações relacionadas ao acidente que vitimou o piloto Matheus Barbosa sejam concluídas".

Em 2019, após os acidentes fatais de Danilo Berto e Maurício Paludete, o Autódromo de Interlagos passou por um período sem poder receber provas de motovelocidade, mas uma série de medidas de segurança foram anunciadas pela organização do SuperBike Brasil e Interlagos voltou a sediar corridas. 

Confira o comunicado oficial da organização do SuperBike Brasil:

O SuperBike Brasil informa a alteração do local da final do campeonato, última etapa da temporada 2020, de 17 a 20 de dezembro próximos.

A prova inicialmente marcada para o autódromo de Interlagos, será transferida para o autódromo de Goiânia na mesma data.

Embora o Autódromo siga homologado, e nenhuma restrição foi imposta por qualquer parte envolvida, o SuperBike Brasil em conjunto com a Comissão de Segurança da Motovelocidade (CSM), e a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) decidiram por essa mudança a fim de aguardar que as investigações, laudos e demais ações relacionadas ao acidente que vitimou o piloto Matheus Barbosa sejam concluídas.

Tal medida se baseia tão somente no intuito de colocar a segurança em primeiro lugar. Apesar de todo o investimento e trabalho bem sucedido do campeonato nos últimos meses em relação à segurança na competição, todo acidente requer uma profunda análise e estudo, de forma que seja possível ter a certeza de que todas as medidas de prevenção e diminuição dos acidentes estão sendo tomadas, independente dos riscos inerentes a este esporte.

Atualmente, a motovelocidade no Brasil é, sem dúvida, a modalidade do motociclismo mais regulamentada, repleta de condições e regras de operação que o SuperBike Brasil segue à risca, e sempre com a busca incessante por mais segurança e no desenvolvimento do esporte competitivo e saudável.

Agradecemos o apoio dos nossos patrocinadores, equipes, pilotos e fãs.

Organização SuperBike Brasil


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br