Conheça a nova a cara do Campeonato Brasileiro

Modalidade extingue categorias 125cc, 500cc e Supersport. Jovens terão de andar de 250cc.

Por Leandro Alvares

Leandro Alvares

O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade dá início neste fim de semana, no autódromo José Carlos Pace, em São Paulo, às emoções da temporada 2007. A partir deste ano, a competição deixa de lado três das cinco categorias até então existentes: 125cc, 500cc e Supersport.

No novo formato, o torneio terá duas classes de 250cc, a Júnior para os jovens corredores e outra para motos 4 tempos, destinada aos maiores de 18 anos. Ambas terão de utilizar o modelo Honda Twister.

Além disso, haverá a estréia da chamada Copa Hornet, exclusiva para os equipamentos de 600cc também fabricados pela Honda. Até o ano passado, as motocicletas desta cilindrada corriam na Supersport, onde era permitido o uso de qualquer marca.

A Superbike, reservada às máquinas de mil cilindradas, permanece na condição de principal categoria. O diferencial para 2007 está na realização de duas baterias por etapa, sendo obrigatório o descarte dos pior resultados de cada rodada.

Outra mudança anunciada, para todas as classes, diz respeito aos treinos de classificação. No lugar das duas sessões de meia hora, será adotada uma única tomada de tempos, com duração de 40 minutos.

Logo em seguida, os dez primeiros colocados farão a Superpole, de apenas 15 minutos, que definirá o pole-position e a posição de largada dos demais participantes desta “final”. Quem registrar a colocação de honra do grid, receberá um ponto adicional no campeonato.

Para a Superbike, o bom desempenho nos treinos oficiais será mais exigido, em função do limite de 115% para a participação na prova. Ou seja, aquele que registrar uma passagem 15% inferior a do mais veloz, não poderá correr.

Os únicos pneus homologados para todas as categorias são os da marca Pirelli, e deverão ser comprados do lote fornecido para a etapa em questão. Será obrigatória, ainda, a utilização de dois adesivos do pneumático — fornecidos pela organização — na carenagem das motocicletas, em local determinado. Caso haja descumprimento da regra, será estabelecida uma multa de mil reais para o piloto, podendo o mesmo sofrer outro tipo de penalização.

A temporada será composta de cinco etapas e passará pelos Estados de São Paulo (duas vezes), Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Confira a programação da etapa de Interlagos:

Sábado (17)

Vistorias:
8h às 9h

Treinos livres
- 250cc e 250cc Júnior: das 9h às 9h40
- Hornet 600cc: das 9h50 às 10h30
- Superbike: das 10h40 às 11h20

Treinos Cronometrados
- 250cc e 250cc Júnior: das 11h30 às 12h10
- Hornet 600cc : das 12h20 às 13h00
- Superbike: das 13h10 às 13h50

Superpole
- 250cc e 250cc Júnior: das 15h às 15h15
- Hornet 600cc: das 15h25 às 15h40
- Superbike: das 15h50 às 16h05

Domingo (18)

Warm-up
- Superbike: das 9h às 9h15
- 250cc e 250cc Júnior: das 9h25 às 9h40
- Hornet 600cc: das 9h45 às 10h

Provas
- Superbike: 11h10 (17 voltas)
- 250cc e 250cc Júnior: 12h20 (14 voltas)
- Hornet 600cc: 13h50 (17 voltas)
- Superbike: 15h (17 voltas)

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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