Após ações de segurança do SBK Brasil, Honda confirma ida à Goiânia

Fabricante confirma participação na quarta etapa da temporada 2019 na categoria Pro e realização das corridas da Honda Junior Cup e Copa Honda CBR 500R

Por Gabriel Carvalho


Foto: Ricardo Santos/Mundo Press

Novidades para o Superbike Brasil. Nesta quinta-feira (11), a organização divulgou um comunicado com uma série de regras medidas de segurança novas após os acidentes fatais de Maurício Paludete e Danilo Berto, na segunda e terceira etapas da temporada 2019, ambas realizadas em Interlagos.

Alguns dos novos procedimentos passam a valer já no próximo final de semana, quando a categoria retoma as ações no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. De acordo com o comunicado da organização do campeonato, as mudanças são "divididas em três frentes": pilotos, processos-chave e autódromos.

Entre as mudanças de aplicação imediata estão idades mínimas e máximas em cada categoria, exigência de apresentação de certificado de aprovação de curso de pilotagem esportiva em escola credenciada pela APM (Associação Paulista de Motociclismo), exame psicológico anual e clínico a cada etapa, participação em palestras relacionadas a saúde, segurança e desempenho dos pilotos, além de novos procedimentos de vistoria das motos, posicionamento e procedimentos do Medical Car e, por fim, proteções adicionais nos circuitos.

De agosto deste ano até janeiro de 2020 as demais medidas anunciadas pelo Superbike Brasil serão colocadas em prática, o que inclui a realização de exames antidoping "de forma amostral e aleatória em todas as etapas".

Após o anúncio do pacote de medidas, a Honda emitiu um comunicado no qual garante a participação na etapa de Goiânia, tanto com a equipe na categoria principal - que conta com Eric Granado e Pedro Sampaio - quanto com as categorias de suporte ao evento, Honda Junior Cup e Copa Honda CBR 500R. Na categoria principal, Anthony West lidera a disputa com 57 pontos, seguido por Granado, que tem 53.


Foto: Sampafotos

Confira o comunicado do Superbike Brasil na íntegra: 

"O SuperBike Brasil, na busca incessante por incremento da segurança em suas competições, revisa suas regras e procedimentos a partir desta data, não apenas como uma evolução natural de seus processos, mas como forma de mitigar da maneira mais técnica possível os riscos inerentes às suas competições. Trata-se de um esforço da equipe do SBK Brasil em prol da segurança do esporte, e realizado em parceria com a Comissão de Segurança da Motovelocidade (CSM), com a Associação dos Pilotos de Motovelocidade (APM) e com especialistas de diversas áreas do conhecimento, incluindo pilotos, médicos, psicólogos, engenheiros e técnicos em aviação. Esta revisão alinha os procedimentos do SBK Brasil aos melhores campeonatos de motovelocidade do mundo.

Todas as áreas com potencial de melhoria, que estão sob o domínio e responsabilidade da Organização do SBK Brasil, foram minuciosamente estudadas, na busca do melhor cenário possível para a segurança do evento, e se somarão às medidas atualmente adotadas no campeonato.

As melhorias estão divididas em três frentes, inerentes a:

• Pilotos
• Processos-Chave
• Autódromos

Em relação aos pilotos, teremos:

• Critério de elegibilidade por idade mínima e máxima por categoria. Implementação imediata.
• Exigência, para pilotos estreantes, de aprovação em curso de pilotagem esportiva em uma das escolas credenciadas pala APM. Implementação imediata.
• Critérios para concessão de licença, incluindo nível de experiência, histórico de conduta em competições, performance e exigências distintas em relação a aptidões e condicionamento físico. A partir de agosto.
• Especificações rígidas para equipamentos de proteção, alinhadas com o Campeonato Mundial de Superbike. A partir de agosto.
• Realização de testes teóricos, de regulamento, pilotagem e segurança, e teste prático, de habilidades de pilotagem. A partir de agosto.
• Atestado médico cobrindo ampla extensão de áreas, ainda mais completo do que se exige no Campeonato Mundial de Superbike. A partir de agosto.
• Exame psicológico anual e exame clínico em toda etapa, incluindo teste de bafômetro. Implementação imediata.

Em relação aos processos-chave, teremos:

• Orientação e educação: além dos briefings, passa a ser obrigatória a participação de todos os pilotos em palestras de renomados profissionais de múltiplas áreas, convidados pelo SBK Brasil, sobre temas de alta relevância para a saúde, performance e segurança dos pilotos, como nutrição, condicionamento físico e psicologia do esporte. E um treinamento especial sobre startle effect, com metodologia vinda da aviação comercial sobre como agir frente ao efeito surpresa de situações inesperadas e de alto risco típicas da motovelocidade. Implementação imediata.
• Certificação de mecânico: o campeonato passa a instituir o Programa de Atualização e Credenciamento de Mecânicos, em parceria com o SENAI, visando mitigar falhas oriundas de preparação e manuseio incorreto da moto por parte dos mecânicos. A partir de janeiro de 2020.
• Vistorias: as vistorias de motocicletas, equipamentos e boxes, sempre realizadas de maneira ampla e detalhada, passa a ter também registro fotográfico. Implementação imediata.
• Posicionamento do Medical Car em local estratégico, com o médico e motor acionados, durante todas as provas, para agilizar ao máximo sua possível entrada em pista. Implementação imediata.
• Além do teste de bafômetro, que já é realizado em todas as etapas em todos os pilotos, o campeonato passará a realizar teste antidoping de forma amostral e aleatória em todas as etapas. A partir de setembro.
• Auditoria: todas as iniciativas serão periodicamente checadas por auditoria externa, para garantir um acompanhamento transparente e isento da sua execução. A partir de setembro.

Em relação aos autódromos, teremos:

• Proteções adicionais: para cada autódromo onde realiza corridas, o campeonato passa a definir os locais e quantidades exatas de proteções adicionais, bem como o tipo de proteção utilizada, baseada em análise minuciosa realizada com apoio de especialistas nacionais e internacionais. Implementação imediata.

Todas essas iniciativas estão definidas em documento específico, com todos os detalhes referentes à racional de cada mudança, seu objetivo, sua mecânica de implementação e acompanhamento e os prazos para conclusão.

O SuperBike Brasil, que completa 10 anos de enorme sucesso, consolidou-se como referência no setor, sendo hoje o maior campeonato de motovelocidade das Américas, e está entre os cinco maiores do mundo. A partir das medidas descritas nesse documento, o SBK Brasil estará dando um grande salto nos processos relacionados à segurança, atingindo padrão de qualidade compatível com os melhores campeonatos mundiais da modalidade. O cumprimento destas medidas é um marco que contribui enormemente para este esporte e para a mudança de paradigma dos organizadores, pilotos e profissionais envolvidos, que passam a ser exigidos em um novo patamar esportivo e técnico.

O SBK Brasil, em conjunto com a Associação dos Pilotos de Motovelocidade e a Comissão de Segurança da Motovelocidade, seguirá ativo e atuante, na busca constante de atualizações nas regras e nos processos-chave, tomando vantagem dos avanços no conhecimento adquirido e nas tecnologias que se disponibilizam ao longo do tempo para o motociclismo esportivo."

Confira o comunicado da Honda:

"Diante do pacote de ações que visam aprimorar a segurança no SuperBike Brasil, apresentado pela organização do campeonato, a Honda anuncia a retomada do patrocínio ao evento e da participação da marca na classe SuperBike Pro, por meio de sua equipe oficial, e nas categorias de incentivo Honda Júnior Cup e Copa CBR 500R. A quarta etapa da competição será realizada neste fim de semana (13 e 14 de julho), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). 

A Honda é a principal patrocinadora do motociclismo nacional há mais de 40 anos. Dentro desse princípio, a Honda entende que as organizadoras das competições devem prover a infraestrutura necessária para garantir a segurança dos participantes. A Honda seguirá acompanhando atentamente todas as ações que foram adotadas pelos organizadores do Superbike Brasil."


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br