Crutchlow tem primeiro contato com a M1
O britânico pilotouteve o primeiro contato com a Yamaha YZR-M1 com que vai correr pela Monster Yamaha Tech 3 em 2011.
Por Roberto Brandão
Por Roberto Brandão
O “estreante do ano” do WSBK, Cal Crutchlow, terminou a temporada deste ano do campeonato Mundial de Superbike na quinta posição com a Yamaha Sterilgarda e começou a preparar-se para a mudança para a MotoGP em 2011.
Com apenas alguns dias de descanso, Crutchlow começou os preparativos com a marca nipônica completando um dia e meio de testes aos comandos da Yamaha YZR-M1 de competição na pista de testes Fukuroi, da Yamaha. Apesar do tempo misto, com chuva, Crutchlow teve a oportunidade de rodar com a M1 com pneus de chuva e slicks da Bridgestone, impressionando todos com a velocidade apresentada no molhado. A estrela em ascensão da Yamaha também teve a oportunidade de avaliar o controle de partida da M1.
“A M1 pareceu-me muito menor que a Yamaha R1 de SBK,” disse Cal Crutchlow. “Na verdade, achei a posição muito mais confortável que no WSBK. Há muita potência, mas sente-se que se pode usar, é muito diferente duma máquina baseada em motos de produção no quesito entrega de potência. No molhado usamos travões de aço, mas quando começou a secar tive a oportunidade de experimentar os de carbono, que são muito bons. Consegui sentir-me confortável com eles desde cedo”.
“Achei o chassi muito rígido, foi muito fácil mudar de direção e a eletrônica é mesmo diferente, mais avançada que aquela a que estava acostumado nas SBK! Foi uma pena o tempo não estar bom, pelo que não consegui tirar tudo da moto. Estou mesmo ansioso pelo teste de Valência para voltar à moto e trabalhar mais!”, completou Crutchlow.
Enquanto esteve no Japão Crutchlow aproveitou também para visitar a sede da Yamaha Motor Company e a Communication Plaza em Shizuoka, onde teve a oportunidade de ver de perto algumas das máquinas que fazem a história da marca.
O teste de Valência acontece nos dias 9 e 10 de Novembro. Para 2011 Crutchlow vai se juntar ao Campeonato do Mundo de MotoGP pela equipe Yamaha Monster Tech3, ao lado de Colin Edwards.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário