Motos elétricas cruzam os EUA's e quebram recorde!
A meta é clara: cruzar os EUA's, de leste a oeste, no menor tempo possível com uma moto elétrica e quebrar o recorde atual de 178 horas.
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Dois pilotos, Steven Day e Robert Swartz, são apaixonados por motocicletas e gostam de desafios. Com esse espírito eles resolveram colocar suas motocicletas elétricas na pista e cruzar o Estados Unidos, de leste a oeste, no menor espaço de tempo.
Apesar de alguns incidentes, o recorde foi quebrado e Steven estabeleceu o novo recorde em 111 horas, foi uma corrida de bala de canhão com pouquíssimos tempos de descanso e parada apenas para abastecimento.
O desafio 2022 Charging Across America Challenge é uma corrida muito famosa nos Estados Unidos, onde os competidores tentam cruzar o país de costa a costa, no menor período de tempo.
Os pilotos usaram as suas motos elétricas com a meta de percorrer 2.906 milhas (4.677 km), com zero emissões e zero barulho.
A ideia era cada piloto sair de uma costa dos Estados Unidos para se cruzar no meio do caminho, sendo assim, Steven saiu do Portofino Hotel em Redondo Beach, Califórnia, em sua moto elétrica pessoal Energica EVA Ribelle 2022. Ao mesmo tempo, Swartz saiu da Red Ball Garage em Manhattan, Nova York, em um Energica EVA EsseEsse 2022.
O roteiro cobriu a rota original do Across America Challenge de 1971. E as motos elétricas Energica receberam recursos de carregamento rápido DC, capazes de fazer breves paradas de carregamento de menos de uma hora para atingir aproximadamente 90-95% de carga.
Mas Steven declarou que muitas vezes aproveitava o carregamento das baterias para dormir na sua cadeira de acampamento dobrável, prolongando o tempo de parada até 120 minutos.
Cada nova carga das baterias das motos dava aos motociclistas pouco mais de 160 km de alcance, em velocidade de rodovia, embora Steven tenha dito que geralmente, ele faz uma autonomia de 260-320 km em um misto de cidade e estrada com a sua moto. Lembrando que ele estava em uma corrida contra o tempo para cortar o Estados Unidos no menor tempo possível.
A ideia era os pilotos se cruzarem no meio do país, mas infelizmente um desastre caiu sobre Swartz quando o carro de sua equipe de apoio foi atingido por um caminhão. Ninguém saiu machucado gravemente do acidente, mas Swartz achou melhor parar sua participação.
Os pilotos resolveram usar a equipe de apoio, após Steven em uma outra corrida, totalmente sem apoio, teve o pneu da sua moto furado no meio do deserto do Texas. Devido ao calor, ele não conseguia usar seus tampões para selar o furo do pneu, pois estava muito quente, o que o deixou preso quase um dia todo no deserto.
Apesar da desistência de Swartz, Steven continuou sua jornada e conseguiu estabelecer um novo recorde com motocicletas elétricas no Charging Across America Challenge com um tempo de 111 horas. O antigo recorde era de Diego Cárdenas que atravessou o Estados Unidos com uma Harley-Davidson LiveWire em 178 horas.
E aí, você teria coragem de fazer uma viagem dessa em uma moto elétrica? Deixe sua opinião nos comentários.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário