5 motivos para comprar uma moto elétrica
Dispensa no uso de combustível, baixa manutenção e zero emissão de poluentes estão entre as principais vantagens da moto elétrica
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A procura por um veículo barato e sustentável vem crescendo no Brasil, principalmente nos grandes centros urbanos, segundo um balanço divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), no acumulado do ano passado, os modelos de duas rodas movidos a eletricidades vendidos no ano passado cresceu 346%.
As motocicletas elétricas unem economia financeira a atitudes que contribuem com um mundo cada vez mais sustentável, porém algumas pessoas ainda ficam em dúvida, será que vale a pena comprar uma moto elétrica?
Pensando em contribuir com a tomada de decisão de quem está considerando comprar um veículo duas rodas movido a eletricidade, listamos 5 motivos para comprar uma moto elétrica. Confira:
As motocicletas elétricas começaram a apontar no Brasil no ano de 2019, sim, muito recente, porém desde então, ganharam atualizações significativas, se tornando ótimas opções para fugir do combustível fóssil para quem deseja economizar e diminuir a emissão de gases poluentes.
Um exemplo é a Watts W125 queconsegue rodar até 75Km com um investimento de R$ 1,00. “O preço por quilometragem pode variar, conforme o valor da tarifa elétrica de cada região, mas, fazendo uma comparação com motocicletas tradicionais, ainda é uma vantagem considerável”, aponta Rodrigo Gomes, fundador WATTS.
Diferentemente dos carros elétricos, em que as opções para carregar o veículo ainda são limitadas e precisam de uma certa infraestrutura, as motos elétricas possuem baterias que podem ser carregadas em tomadas comum é bivolt, além do que, algumas motos possuem baterias portáteis permitindo levar a bateria para dentro de casa para carregar.
Diante de um cenário econômico cada vez mais instável, manter rigorosamente a manutenção da moto pode ser outro desafio. Neste quesito, tanto do ponto de vista de segurança quanto de conservação, a moto elétrica também oferece vantagens. Devido a ausência de vários componentes como motor, cabeçotes, válvulas, sistemas de carburação e injeção, escapamento, óleo lubrificante, cambio e embreagem, o custo da revisão bem menor se comparado a uma moto a combustão, pois só é necessário a troca de peças de desgaste como freio e pneus.
As motos elétricas contribuem com um novo estilo de vida, mais sustentável, já que possui 0% de emissão de poluentes e além do mais, ainda são silenciosas, pois não emitem barulhos sonoros.
A decisão sobre quais veículos devem ou não pagar IPVA, varia de Estado para Estado. No entanto, muitos contam com incentivos e reduções significativas. A recomendação é consultar a legislação da cidade para verificar como está a regra atualmente. Mas, resumidamente, existem Estados em que motos elétricas possuem descontos e outros em que a isenção é total.
Quer comprar uma moto elétrica? Visite os classificados do moto.com.br - clique aqui.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário