Ducati divulga sua primeira moto de corrida elétrica
Ducati se tornou a nova fabricante de motocicletas elétricas de corrida MotoE
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A marca italiana apresentou seu primeiro protótipo de motocicleta elétrica, a Ducati vai substituir as motos da Energica, como fornecedora exclusiva da MotoE, categoria disputada pelo piloto brasileiro Eric Granado.
A apresentação do protótipo Ducati V21L aconteceu na pista Marco Simoncelli do Circuito Mundial de Misano. Pilotando a máquina elétrica estava o piloto de testes Michele Pirro.
Diretor de eMobility da Ducati, Roberto Canè, discursou sobre a primeira moto Ducati elétrica:
“Estamos vivendo um momento verdadeiramente extraordinário. Acho difícil acreditar que é realidade e ainda não é um sonho! A primeira Ducati elétrica na pista é excepcional não apenas por sua singularidade, mas também pelo tipo de empreendimento: desafiador tanto por seus objetivos de desempenho quanto por seus prazos extremamente curtos. Justamente por isso, o trabalho de toda a equipe dedicada ao projeto tem sido incrível e o resultado de hoje nos retribui o esforço realizado nos últimos meses. Certamente ainda não terminamos; na verdade, sabemos que o caminho a percorrer ainda é muito longo, mas, entretanto, lançámos um primeiro 'tijolo' importante.”
Infelizmente, a empresa italiana não compartilhou nenhum dado sobre o novo modelo elétrico.
A nova moto da Ducati veio para substituir a Energica Ego Corsa, que era conhecida por atingir velocidades de até 257 km/h durante as corridas.
Para tal feito, a moto da Energica é equipada com um motor elétrico refrigerado a líquido de 110 kW (147 cv) ajudando a estabelecer 220 Nm de torque.
Pelas fotos divulgadas, a carenagem da Ducati V21L encobre detalhes da tecnologia empregada, já que a bateria está escondida. Apenas, é possível visualizar a transmissão por corrente alinhada com o pivô do braço oscilante.
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