Segurança além do capacete: a importância dos demais equipamentos
Por lei, apenas o capacete é item obrigatório para motociclistas no Brasil; confira dicas do Porto Seguro Moto sobre outros equipamentos que podem salvar vidas
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Você sabia que antes de 1997 era permitido aos motociclistas brasileiros rodar pelas ruas sem capacete? A edição do Código de Trânsito Brasileiro daquele ano incluiu a obrigatoriedade do capacete para os motociclistas no Brasil, implementando um importante avanço em relação à segurança de quem pilota motos no País.
Apesar de não serem obrigatórios por lei, existem outros equipamentos que também são importantes para a preservação da integridade física do motociclista em caso de acidente. Vamos a eles?
Em uma caminhada ou corrida a pé, em caso de tropeço são nossas mãos que tocam o chão em primeiro lugar, fazemos isso por instinto. Em uma eventual queda de moto isso também pode acontecer, mas em velocidades mais elevadas.
Por isso a importância do uso de luvas, que vão proteger as suas mãos nessas situações. E, claro, não estamos falando de qualquer luva: utilize luvas específicas para motociclistas, com proteções reforçadas nas palmas das mãos e na parte superior onde os dedos se encontram com o resto das mãos.
Faça chuva ou faça sol, proteger os membros superiores é importante. Por isso a recomendação do uso de jaquetas de proteção. Feitas de material resistente à abrasão, as jaquetas contam ainda com protetores contra impactos nos cotovelos e ombros.
Com a evolução da tecnologia, o mercado está repleto de jaquetas com os mais variados estilos e algumas são versáteis a ponto de permitir o uso em várias estações do ano, com camadas para dias frios e chuvosos que podem ser removidas. Além da remoção de camadas, algumas jaquetas contam com painéis ventilados, o que ajuda a aliviar a sensação de calor em dias quentes.
Para as calças, as proteções estão localizadas no quadril e nos joelhos. Assim como nas jaquetas, há opções com camada impermeável e removível. Certifique-se de que o modelo escolhido conte com com material que resista ao atrito com o solo em caso de queda, assim sua pele ficará a salvo.
Proteger os pés também é importante. Antes restritos às botas - mais pesadas, às vezes desconfortáveis e que não combinavam com as demais roupas - agora os motociclistas têm à disposição uma série de tênis desenvolvidos especificamente para uso durante a pilotagem e que compõem um visual equilibrado – sim, segurança e estilo podem andar juntos.
Tais calçados são mais leves e oferecem bom nível de proteção para a pilotagem, com reforços nos tornozelos e na ponta dos pés. Alguns modelos contam ainda com camada impermeável, impedindo aquela sensação desagradável de pés molhados o dia todo.
Talvez um dos itens menos lembrados, o protetor de coluna é um dos equipamentos mais importantes para os motociclistas. Em caso de queda com impacto nas costas, um bom protetor de coluna vai absorver toda força que atingiria em cheio a coluna e poderia culminar em lesões graves, como a perda de movimentos nas pernas.
Recentemente, chegou ao Brasil uma tecnologia desenvolvida nas pistas: os airbags internos nos macacões e jaquetas. Integrados a tais equipamentos ou vendidos separadamente como coletes, os sistemas de airbag detectam em milésimos de segundos o acidente e um cilindro dispara o ar que infla o airbag, fornecendo proteção para ombros, costas e peito dos motociclistas.
Bons equipamentos de segurança podem fazer e muito a diferença para você sair sem nenhum arranhão de uma queda. Você sabia que no Porto Seguro Moto você pode ter cobertura adicional para capacete, jaqueta, botas, luvas, calça e intercomunicador?
Aproveite esses benefícios, clique aqui e faça a cotação do seu seguro!
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário