Regularização da CNH pode ser iniciada on-line em SP; saiba como
Recurso é novidade implantada pelo Detran.SP para que motociclistas iniciem processo de cumprimento da suspensão sem ter que sair de casa
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Em meio à pandemia da covid-19, que volta a apresentar aumento nos casos em todo o estado de São Paulo – o governo estadual recolocou o estado na fase amarela do plano de reabertura, restringindo horários e algumas atividades – o Detran.SP anuncia mais um recurso para facilitar a vida de motociclistas e demais condutores com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa.
A partir de agora, é possível dar início ao cumprimento da suspensão da CNH através do site ou do aplicativo do Poupatempo, dispensando a necessidade de comparecer a uma das unidades do Detran.SP ou do Poupatempo para entregar a CNH.
Depois de solicitar pelas vias digitais o início da suspensão, o sistema leva no máximo 12 horas para processar o pedido do bloqueio no prontuário do condutor e já inclui as datas de início e fim do cumprimento da penalidade.
Após o cumprimento da suspensão e realização de curso e prova de reciclagem, o desbloqueio no sistema é feito de forma automática e se a CNH ainda estiver dentro da validade, o condutor pode voltar a pilotar com o mesmo documento. Se a CNH tiver vencido, a renovação simplificada é necessária - o processo também pode ser realizado pelo site ou pelo aplicativo do Poupatempo.
“Estamos empenhados nesse processo de transformação digital do Detran.SP e a sinergia com o Poupatempo é um casamento perfeito”, disse o presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.
O serviço está disponível no portal – www.poupatempo.sp.gov.br – ou aplicativo Poupatempo Digital. Para selecioná-lo, basta acessar o campo de “CNH”, depois “suspensão, cassação e reabilitação” e, por fim, clicar em “início de cumprimento da suspensão”. Para dar sequência, o cidadão precisará informar os dados pessoais como nome, CPF, e-mail, telefone e número da carteira de habilitação.
A suspensão acontece quando o motorista atinge 20 pontos ou mais de penalização dentro do período de um ano ou no caso de cometer alguma infração que por si só gere a suspensão da CNH. Assim que notificado sobre a suspensão, o motorista pode apresentar uma defesa em relação às multas que constam em seu nome. Se o pedido for indeferido ou caso a defesa não seja apresentada, o motorista terá sua carteira suspensa pelo período aplicado no processo administrativo.
O condutor deve acessar o portal (www.poupatempo.sp.gov.br) ou aplicativo Poupatempo Digital para selecionar a opção e dar início ao procedimento. Depois, ele deverá comparecer a um Centro de Formação de Condutores (CFCs/autoescolas) para realização do curso e prova de reciclagem.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário