Maio Amarelo: Direção defensiva para motos
5 dicas de direção defensiva para motociclistas. Pilote com segurança e evite acidentes
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Maio Amarelo é um programa de conscientização para segurança no trânsito, portanto a mudança para um trânsito mais seguro começa por você mesmo.
A direção defensiva é um conjunto de medidas e procedimentos para prevenir ou até mesmo minimizar as consequências dos acidentes de trânsito.
Para promover um trânsito mais seguro a todos, o MOTO.com.br separou 5 dicas básicas de direção defensiva para motos, confira:
O motociclista deve levar em conta o ponto cego da motocicleta e dos automóveis que estão à sua volta.
O espelho retrovisor da motocicleta pode gerar pontos cegos, por isso, ao trocar de faixa além de olhar no retrovisor, você pode dar aquela olhadinha rapidamente para o lado e confirmar a ausência de algum outro veículo. Lógico, essa olhadinha é rápida, pois é primordial prestar atenção ao trânsito à frente. É importante ficar ligado ao trânsito, aos sons e sempre sinalizar sua intenção de trocar de faixa.
Além disso, o motociclista deve levar em conta na sua pilotagem os pontos cegos do retrovisor do automóvel. Isso é, evite ficar em pontos que o motorista do carro não consegue ver o motociclista. Um carro pode ter até oito pontos cegos: dois ao lado do para-brisa; dois no meio do carro; duas colunas traseiras; e mais dois pontos relativos aos espelhos retrovisores laterais.
Obrigatório por lei, o motociclista deve sempre andar com o farol da motocicleta ligado. Essa medida possibilita que os motoristas vejam com maior facilidade as motocicletas. Andar com o farol aceso contribui enormemente para a segurança e não representa nenhum gasto adicional já que, enquanto a moto está ligada, a bateria está sendo recarregada.
A buzina foi feita para ser usada, mas com moderação. A motocicleta é um veículo pequeno, ágil e difícil de enxergar, por isso, a buzina é um excelente instrumento para avisar motoristas desatentos à presença do motociclista e assim, evitar acidentes. Mas, lembre-se a buzina deve ser usada com responsabilidade, não adianta ficar buzinando a todo momento.
Na direção defensiva para motos é preciso prestar atenção ao deslocamento de ar causado por ônibus ou caminhões, seja na ultrapassagem dos gigantes ou quando eles estão trafegando na frente ou na faixa ao lado.
O deslocamento de ar pode causar perda de equilíbrio e levar à queda. Em caso de aproximação de algum caminhão ou ônibus da sua motocicleta, tente se afastar do veículo e mantenha as duas mãos firmes no guidão.
Existem alguns motociclistas que andam colados nos caminhões e ônibus para fugir da turbulência e pegar o vácuo. Cuidado, não faça isso. Sem a visão da pista à frente, a chance do motociclista sofrer um acidente aumenta consideravelmente.
Além disso, é necessário ficar atento a sujeiras, restos de pneus, pedras ou outros objetos que podem voar ou ser expelido da roda de veículos ao passar por cima, jogando o objeto no motociclista e causar um acidente.
Por isso, é importante frisar que o motociclista precisa de um bom campo de visão do que está acontecendo à sua frente. O que leva a nossa última dica.
Mantenha distância dos veículos! A regra básica da direção defensiva pode salvar a sua vida. Na moto, ainda mais do que no carro, é preciso evitar ao máximo essas situações de risco, pois qualquer susto pode levar o motociclista direto ao chão e no caminho de outros veículos.
Ficar com uma distância segura do veículo à frente, possibilita que você tenha um campo de visão mais amplo. Essa medida simples, possibilita enxergar o que está acontecendo adiante na pista e agir com mais segurança para sair de alguma situação de perigo.
Respeite os limites de velocidade e esteja sempre atento. Quer saber outras dicas para pilotar sua motocicleta com segurança? Confira nossas matérias especiais ao Maio Amarelo.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário